DNIT recebeu mais de 2 mil notificações por meio de aplicativo

A principal ocorrência denunciada pelos motoristas foi a presença de buracos nas estradas, com 841 reclamações

Escrito por Ranniery Melo ,

Em menos de dois meses de funcionamento, o aplicativo DNIT Móvel, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes já recebeu, até a primeira semana de fevereiro, mais de duas mil notificações sobre problemas nas rodovias federais, relatadas por condutores e demais cidadãos. A ferramenta para smartphones já teve mais de 40 mil downloads pelo sistema Android e visa sanar deficiências da malha rodoviária nacional, com a contribuição das pessoas. 

A principal ocorrência delatada por meio do aplicativo é a presença de buracos nas estradas, que somaram 861 reclamações. Em seguida, aparecem 409 casos de animais na pista, 301 acidentes, 271 problemas com sinalização e 231 apontamentos de capim alto nas estradas. A ferramenta digital contabilizou ainda 214 indicações de trechos interditados, 164 quedas de barreira, 156 defeitos em pontes e 154 obras paralisadas. 

A ouvidoria do DNIT recebe, em média, 30 notificações diariamente. O tempo de resposta aproximado é de três dias. Esse período corresponde ao tempo entre as comunicações entre a sede da autarquia, em Brasília, e as Superintendências e Unidades Locais, postos avançados no interior dos estados. 

Aplicativo

Com a ajuda do DNIT Móvel, caso o motorista encontre algum problema na estrada, ele pode estacionar o carro e iniciar o processo, apontando a ocorrência dentre as da lista apontada pelo aplicativo, dando o máximo de detalhes possível. O programa permite que o usuário o utilize de forma anônima. A ferramenta está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store. A expectativa do DNIT é de que, durante o carnaval, com o aumento do fluxo nas estradas, mais motoristas possam colaborar com o órgão por meio do aplicativo. 

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