Detran adota conjunto de medidas contra a transmissão do coronavírus e suspende exames

Entre as medidas, está a não aplicação de multas em determinadas infrações

Escrito por Redação ,

Em prevenção contra a transmissão do Coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) adotou um conjunto de medidas e suspendeu, a partir desta quarta-feira (18), todos os exames práticos e de legislação. 

A suspensão abrange todos os cursos, palestras, treinamentos promovidos para servidores próprios, de outros órgãos e para o público em geral, bem como as visitas às escolas de educação para o trânsito e irá valer até o dia 31 de março. Os candidatos que tiveram os exames cancelados serão informados posteriormente pelo Departamento. 

A fiscalização de trânsito também passará por alterações durante o período de enfrentamento do Covid-19, de acordo com o órgão. Os agentes do Departamento de Trânsito e do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) atuarão de forma educativa e não aplicarão multas pelos  próximos 30 dias, no caso das infrações de CNH vencida, Licenciamento vencido e Transferência de Veículos não realizada no prazo de 30 dias. 

Conforme o Departamento de Trânsito, a intenção é evitar aglomerações nos postos de atendimento e não gerar prejuízo para os motoristas e proprietários de veículos. Os serviços agendados também tiveram sua capacidade de agendamento reduzida.

Ainda segundo o Detran, a fiscalização da Lei Seca continuará atuando, porém os testes de alcoolemia que utilizam o etilômetro ( bafômetro) só serão efetuados em condutores que apresentem sinais explícitos de embriaguez. 

O órgão ressalta ainda que o site da entidade continuará disponível para serviços como agendamentos, consultas de placas, emissão de taxas e boletos, abertura de processos de primeiro emplacamento e transferência, além da solicitação de CNH definitiva. As taxas e boletos bancários também podem ser pagas através dos sites e aplicativos bancários. 

Casos no Ceará

Subiu para 20 o número de casos confirmados de coronavírus no Ceará, segundo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (18). Nesta terça (17) eram 11 confirmações. Os três primeiros casos foram confirmados no domingo (15). 

Tire as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Casos confirmados no Brasil

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados