Cuidados que você deve ter no transporte público

Se for inevitável o uso de transporte público, atente para algumas medidas de segurança para evitar o contágio

Legenda: Durante o trajeto e, até que as mãos sejam higienizadas, o passageiro não deve tocar no rosto, boca, nariz e cabelos.
Foto: Divulgaçao

Para muitas pessoas que precisam sair de casa para o trabalho, o transporte público é a única alternativa viável de locomoção. Neste caso, os cuidados de proteção devem ser intensificados.  

O Ministério da Saúde recomenda e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforça o uso de máscaras (compradas ou caseiras) como base de proteção coletiva. Se usado corretamente, já é comprovado que o acessório é uma das ações preventivas mais importantes na batalha contra o novo coronavírus.  

Outra recomendação é que durante o trajeto e, até que as mãos sejam higienizadas, o passageiro não toque no rosto, boca, nariz e cabelos. Se a viagem for longa, passe álcool em gel nas mãos ao longo do percurso e assim que sair do veículo. Ao chegar ao local de destino, lave as mãos e o antebraço com água e sabão. 

De acordo com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os terminais de ônibus receberam pias externas com água, sabão líquido e 500 litros de álcool gel por mês para higienização dos usuários.  

Além disso, foram distribuídas 500 mil máscaras nos terminais e reforçada a fiscalização para não permitir o embarque de passageiros sem máscaras. O órgão informou ainda, por meio de nota, que “agentes da Etufor realizam diariamente a organização das filas e a sinalização dos terminais para que sempre seja respeitado o distanciamento social entre os passageiros”. 

Reforço 

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), informa que desde março de 2020, a frota de ônibus do sistema regular de Fortaleza circula com as janelas abertas, uma das medidas de enfrentamento ao Covid-19.  

O Sindicato informa ainda que todos os funcionários receberam máscaras, álcool em gel e material educativo, além de disporem de acompanhamento com médico do trabalho e pias com água e sabão. “Todas as orientações sobre o uso do álcool em gel e da obrigatoriedade da máscara facial são reforçadas diariamente junto aos motoristas e passageiros nos terminais de ônibus”, diz a nota. 

Recomendações aos passageiros: 

- Use máscara;
- Lave sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel. O terminal disponibiliza pias com água, sabão e álcool em gel nas plataformas para auxiliar a higienização dos passageiros;
- Use o aplicativo Meu Ônibus, antes de sair de casa, para verificar a chegada do seu ônibus;
- Se possível, utilize os ônibus fora do horário de pico (das 5h às 7 horas e das 17h às 19 horas);
- Quando o veículo chegar aos pontos de parada, não faça aglomeração. Espere com cuidado e mantenha a distância entre os outros passageiros no coletivo e nas filas de pelo menos 1,5m.
- Utilize o Bilhete Único para realizar a integração entre os transportes coletivos usando apenas uma passagem e evitando o uso dos terminais. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza