Crea-Ce comemora 80 anos de fundação amanhã na Fiec

Durante a solenidade, que acontece às 19h30, será lançado um livro que conta a trajetória da instituição nestas oito décadas

Escrito por Redação ,
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) comemora amanhã (21/1), às 19h30,  80 anos de fundação em uma solenidade na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O evento dará destaque à parceria do Conselho com a Fiec e homenageia personalidades que fizeram parte da história da engenharia e do desenvolvimento econômico do Estado. O evento vai também celebrar e relembrar a trajetória de realizações do Crea e, por fim, promover a fundação, instalação e posse da Academia Cearense de Engenharia.
 
Conforme o presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto, o momento guarda uma satisfação. "O Conselho realmente contribuiu para o desenvolvimento do Estado do Ceará, uma vez que não existe nada que não tenha a mão da área tecnologica por trás", afirma. O engenheiro destaca que os principais momentos dos 80 anos do Crea estão contemplados em um livro, que será lançado amanhã e inclui um trabalho criterioso de pesquisa dos arquivos do Conselho, desde a fundação do mesmo em 1936.
 
Victor Frota cita alguns dos principais feitos da história do Crea. Dentre eles, estão obras hídricas, como a construção do açude Orós, no fim dos anos 50. O dirigente destaca também a malha rodoviária que serve o Ceará, além dos complexos portuários do Mucuripe e do Pecém. "O Pecém passa pela terceira expansão do complexo portuário e industrial, e, sem dúvida, vai contribuir ainda mais para a recuperação econômica do nosso Estado", ressalta.
 
Outra conquista do Crea ao longo desses 80 anos foi, além da pista de pouso que serviu de infraestrutura para a Base Aérea, a construção do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que também está em fase de expansão.
 
Homenagens
 
O atual governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, deverá ser homenageado na entrega do Troféu Crea-CE 2015. De acordo com Victor Frota Pinto, Santana receberá a homenagem por ser o primeiro engenheiro agrônomo a governar o Ceará. Ele explica que os troféus do Crea costumam ser destinados a profissionais da área tecnológica que prestaram relevantes serviços ao Estado. O ex-governador Cid Gomes, que é engenheiro civil, também está entre os homenageados.
 
 
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará também será homenageada na ocasião pela parceria e laços históricos com o Crea desde o início da sua criação. Ex-funcionários do Crea-CE também serão contemplados com a 1ª Medalha Jorge Cordeiro. 
 
Metas
 
Desde a primeira gestão do presidente Victor Frota Pinto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará passa por uma reestruturação no que diz respeito à modernização, visibilidade e representação no território Cearense. As regiões do conselho aumentaram de 8 para 17 unidades, sendo três dessas na Região Metropolitana de Fortaleza.
 
Dentro da linha de modernização, foi implantado um sistema que evita que os membros do Conselho precisem se deslocar até a sede para realizar demandas que requerem atendimento, como expedição de certidões ou pagamentos. "Em 2016, nós estamos entrando numa segunda etapa dentro dessa parte da informática. Nós vamos avançar mais, implantando um sistema novo e moderno e, no fim da segunda gestão, vou deixar o conselho sem tramitação através de papel, de documentos físicos. Tudo será feito virtualmente", ressalta. Conforme o engenheiro, a implantação do sistema já foi iniciada nos primeiros dias de 2016 e será o ponto alto de sua segunda gestão. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.