Corpo de Bombeiros abre os portões para lazer e práticas educativas

A alegria do público se deu pela diversidade de atrações disponíveis. Crianças e adultos puderam fazer um passeio nas viaturas de combate a incêndios, no entorno do bairro

Escrito por Marcus Peixoto ,
Além de proporcionar mais uma alternativa de lazer no domingo, o Corpo de Bombeiros do Ceará, por meio de seu quartel-central, localizado na Jacarecanga, abriu seus portões para a comunidade neste domingo (2). A iniciativa ocorreu em alusão às comemorações do Dia Nacional do Bombeiro
 
A alegria do público se deu pela diversidade de atrações disponíveis. Crianças e adultos puderam fazer um passeio nas viaturas de combate a incêndios, no entorno do bairro, ouvir a Banda de Música Marcial da corporação, e conhecer viaturas antigas que faziam parte da frota de socorro e atendimento. Um dos momentos mais concorridos foi o do aprendizado de primeiros socorros, tais como oficinas de atenção pré-hospitalar.
 
Para o comandante, coronel Heraldo Maia Pacheco, "muito mais do que abrir as portas do nosso Casarão Vermelho, uma edificação histórica de Fortaleza, abrimos os nossos corações", afirmou. Ele salientou que da mesma forma como a instituição desperta curiosidade e empatia, com o público, os bombeiros sentem igual realização por esse reconhecimento. "Esta é uma manhã de festa para nós que temos a missão de salvar", disse Heraldo.
 
O comandante reconhece que há ainda um déficit de pessoal considerável para atender as demandas da população, não apenas da Capital, quanto no Interior. Ele lembrou que, no segundo semestre, a expectativa é de aumento da ocorrência queimadas em áreas rurais, o que requer um pronto atendimento dos profissionais para debelar os focos de incêndio. 
 
Para a professora Carolina Canuto, o passeio com a filha, de 8 anos, e mais uma sobrinha, causou grande satisfação, porque ela própria desconhecia a diversidade de atribuições exercidas pelos bombeiros. "Minha filha ficou encantada com o trabalho de salvamento no mar", destacou. Para ela, houve uma junção exitosa do lazer com a valorização dos bombeiros e da educação", ressaltou.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.