Confira o que abre e fecha durante o Carnaval em Fortaleza

Supermercados e postos de combustíveis funcionam normalmente durante os dias de folia. Além disso, alguns lugares funcionam em esquema de plantão

Escrito por Redação ,
Legenda: Alguns estabelecimentos terão horário de funcionamento diferenciado, enquanto outros serão fechados durante os dias de folia
Foto: Foto: Daniel Aragão

O Ciclo Carnavalesco na Capital começa no próximo sábado (22) e segue até quarta-feira (26). Nesse período, alguns estabelecimentos terão horário de funcionamento diferenciado, enquanto outros serão fechados. Confira a lista do que abre e fecha: 

Bancos

Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará, os bancos fecham na sexta-feira (21) e retornam na quarta-feira (26), ao meio dia.

Comércio

De acordo com  o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), as lojas de rua funcionam normalmente no sábado (22). Já na segunda-feira e na terça-feira, as lojas estarão fechadas. O funcionamento na quarta-feira é a critério dos comerciantes. 

Supermercados

Os supermercados de Fortaleza devem funcionar normalmente durante os cinco dias de folia, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Correios

No sábado (22), as entregas serão feitas normalmente para esse dia da semana e haverá funcionamento somente de agências que abrem aos sábados. Não haverá atendimento nas agências e nem entrega de objetos postais no domingo (23), na segunda-feira (24) e na terça-feira (25). Já na quarta-feira (26), as atividades de distribuição domiciliária serão realizadas normalmente. Já o atendimento nas agências do estado terá início a partir das 12h.

Cagece 

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão durante o feriado de Carnaval, a partir de sábado (22), para atendimento e manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do estado. Os clientes que necessitarem de atendimento devem  entrar em contato pelos canais de comunicação disponíveis como o Cagece App, pelo site e pela central telefônica (0800.275.0195). As lojas de atendimento estarão fechadas. O funcionamento será retomado a partir das 12h da quarta-feira de cinzas (26).

Enel Distribuição Ceará

A Enel deve funcionar em esquema de plantão durante o Ciclo Carnavalesco, envolvendo  a área técnica e o atendimento ao cliente. Terão 389 viaturas, 65 motos e cerca de 1281 colaboradores, entre eles, operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros. Os interessados devem entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800.285.0196). As lojas de atendimento estarão fechadas durante o feriado e só abrirão no dia 26 de fevereiro, a partir de meio-dia.

Bares e restaurantes

As empresas estão autorizadas a funcionar, a critério de cada estabelecimento, de acordo com o Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de praia, Buffets e similares do Estado de Ceará (SINDIREST).

Postos de combustíveis   

Os postos de combustíveis terão atividades normais em todo o Ceará nos dias de Carnaval, segundo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos). 

Centro Fashion

No sábado de Carnaval, o Centro Fashion segue o horário de funcionamento normal, das 7h às 21h. Já de domingo a quarta-feira (26), estará fechado.

Mercado Central

O Mercado Central abre às 8h e fecha às 17h, no domingo, o local fecha às 13h. Na segunda-feira (24), os donos das lojas devem abrir de 8h às 17h. Ainda não há informações sobre os horários de funcionamento. Na quarta-feira de cinzas, será de 8h às 18h.

Mercado São Sebastião 

No sábado (22), o Mercado São Sebastião funcionará normalmente. Domingo (23), abre às 5h e fecha às 12h. Na segunda-feira (24), 5h às 14h. Já na terça-feira (25), o mercado estará fechado. Quarta-feira (26) o funcionamento será normal.

Metrofor

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos terá programação especial de funcionamento do sistema metroviário durante o período de Carnaval.  No sábado (22), as linhas funcionam normalmente, já no domingo não tem operação. Na segunda-feira (dia 24/2), a Linha Sul, em Fortaleza, e o VLT de Sobral funcionam até 21h. Já a Linha Oeste, em Fortaleza, e o VLT do Cariri operam nesta data sem alteração no horário, mas com redução no número de viagens, devido à menor demanda neste período; e o VLT Parangaba-Mucuripe opera sem alterações nas viagens, em seu horário normal. Terça-feira de Carnaval (25) não haverá operação em nenhuma das linhas. Na quarta-feira de cinzas (26), as linhas Sul, Oeste, Cariri e Sobral funcionam a partir de 12h, e o VLT Parangaba-Mucuripe funcionará no período da tarde, de 16h40 às 20h.

Shoppings 
North Shopping Fortaleza e o North Shopping Jóquei 

No sábado de Carnaval, as lojas e os quiosques devem funcionar de 10h às 22h. A partir de domingo, as lojas e os quiosques estarão fechados, enquanto a praça de alimentação e os cinemas funcionam de 11h às 22h. Na quarta-feira (26), lojas, quiosques e a praça de alimentação abrem das 12h às 22h. 

Shopping Benfica

As lojas e os quiosques fecham de domingo (23) a terça-feira (25), enquanto a praça de alimentação funciona de 11h30 às 22h. O cinema terá sessões a partir das 12h15 e segue até às 22h. Na quarta-feira (26), o shopping volta a funcionar normalmente a partir das 12h.

Shopping Iguatemi Fortaleza 

Lojas, quiosques, praças de alimentação e lazer funcionarão das 10h às 22h no sábado (22). Já no domingo (23), lojas e quiosques estarão fechados. Nesta data, as praças de alimentação e lazer funcionarão sobre regime facultativo, das 10h30 às 22h. Na segunda e terça (24 e 25) de Carnaval, lojas e quiosques estarão fechados; praças de alimentação e operações de lazer terão funcionamento facultativo, das 10h30 às 22h. Na quarta-feira (26), lojas e quiosques estarão abertos das 12h às 22h, e praças de alimentação e lazer, das 10h às 22h. Durante o período de Carnaval, o Hipermercado Extra funcionará ininterruptamente, das 7h às 0h.

Shopping Parangaba

No sábado (22), o shopping funcionará normalmente das 10h às 22h. De domingo a terça, as lojas e quiosques estarão fechadas, enquanto a Praça de Alimentação e Lazer estarão abertos das 11h às 22h. Na quarta-feira de cinzas, todas as operações estarão em pleno funcionamento.

Aldeota Shopping 

No sábado, o funcionamento será das 9h às 21. De domingo a terça-feira, as lojas estarão fechadas, enquanto a praça de alimentação funciona de 11h às 21h e o cinema de 13h30 às 21h. Na quarta-feira (26), as lojas e a praça de alimentação funcionam de 12h às 21, o cinema começa às 13h30. Pão de açúcar e Lojas Americanas terão horário diferenciado durante o período carnalesco. 

Shopping Del Paseo 

De 22 a 26 de fevereiro, o cinema e a praça de alimentação do Shopping Del Paseo funcionarão com horários diferenciados. O cinema passa a operar a partir de 13h, todos os dias. Já a praça de alimentação, no sábado, funcionará das 10h às 22h e, de domingo a quarta-feira, de 11h às 22h.

As lojas estarão fechadas de domingo a terça-feira, com exceção das Lojas Americanas e Mercadinhos São Luiz.  Lojas americanas: funcionamento normal no sábado, das 10h às 22h. De domingo a terça, das 12h às 21h; e quarta-feira, das 12h às 22h.

Mercadinhos São Luiz: funcionamento de 7h às 22h, durante todo o feriadão.

RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy 

Durante o feriado próximo, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy terão horário de funcionamento diferenciado. De 23 a 25 de fevereiro, domingo a terça-feira, as lojas, quiosques e órgãos públicos estarão fechados. Já no dia 26 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, voltam a funcionar a partir das 12h. As operações de alimentação, cinema e lazer terão funcionamento normal durante todo o período.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados