Comunidade Shalom inaugura primeira Capela das Santas Relíquias neste domingo (1º)

Além disso, em alusão ao Dia de Finados, será realizado o evento “Eu Creio na Vida Eterna” nesta segunda-feira (2)

Escrito por Redação ,
foto relíquia
Legenda: No local, o público encontrará o Santo Sudário ou Santo Manto, o lençol que envolveu o corpo de Jesus após sua morte

No dia 1º de novembro, a Capela das Santas Relíquias será inaugurada em Fortaleza, uma das poucas cidades do mundo a receber o espaço. O ambiente estará localizado no piso superior da Rádio Shalom, no Centro Católico de Evangelização Shalom da Paz, no bairro Aldeota. Ao todo serão expostos mais de 400 artigos de santos das mais diversas ordens da Igreja Católica. A missa e a cerimônia de abertura serão transmitidas por meio do link.

Existem apenas duas grandes Capelas desse tipo no mundo, sendo uma no Vaticano e outra em Portugal. Dentre os destaques da sede de Fortaleza estão a Relíquia da Santa Cruz de Cristo, além de santos como São Francisco de Assis, Santa Teresa de Jesus, São Padre Pio, Santa Teresinha de Lisieux, Santa Dulce dos Pobres, São João Paulo II, Santa Faustina, e diversos outros homens e mulheres canonizados pela Igreja.   

No local, o público encontrará também uma réplica do Santo Sudário ou Santo Manto, o lençol que envolveu o corpo de Jesus após sua morte. Atualmente, a peça original está guardada em Turim, Itália, desde 1578, e é exposta publicamente, aproximadamente, uma vez por cada geração. Em outra parte da Capela, há um espaço dedicado à Virgem Maria, com uma réplica da Capelinha das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Além disso, os fiéis poderão rezar com imagens de diferentes devoções Marianas e relíquias de videntes de Nossa Senhora, como Santa Jacinta e Francisco Marto e Santa Bernadete Subirous.

foto relíquia
Legenda: Ao todo serão expostos mais de 400 artigos de santos das mais diversas ordens da Igreja Católica

A iniciativa é um sonho antigo do Padre Antônio Furtado, missionário da Comunidade Shalom e diretor da Rádio Shalom. A ideia começou em 2015 com uma exposição de um pequeno acervo de relíquias. Em 2018, foi organizada uma pequena capela com 200 imagens de santos de diferentes congregações.  

A inauguração marca também a programação do tradicional evento “Eu Creio na Vida Eterna”, promovido todos os anos pelo Shalom em alusão ao Dia de Finados. A comemoração também será transmitida no Youtube.

"Nós cremos na Ressurreição da carne, nós cremos na vida eterna. E essa fé nos leva a não cair na tristeza e na depressão por causa da perda de um familiar. A Igreja Católica crê na Ressurreição. O Dia de Finados é uma oportunidade para proclamarmos que Cristo venceu a morte. A morte não é o fim, mas o início de tudo, é o começo da vida eterna", explica Padre Antônio Furtado.  

Confira a programação:  

Inauguração da Capela das Santas Relíquias
Dia: 1º de novembro 
Horário: Missa às 18h. Cerimônia de abertura após a Missa. 
Local: Shalom da Paz – Rua Maria Tomásia, 72 / Aldeota
Transmissão ao vivo pelo YouTube no canal Rádio Shalom Oficial  

Horário de Funcionamento da Capela das Santas Relíquias 
Segunda - Sexta: 8h-12h / 14h-18h e Sábado: 8h-12h 

“Eu Creio na Vida Eterna 2020”
Dia: 2 de novembro 
9h30min – Santa Missa com Padre Antonio Furtado (Capela das Relíquias)  
15h – Terço da Divina Misericórdia  
16h – Intervalo  
16h30min – Ofício das Almas 
17h30min – Intervalo 
18h – Santa Missa com Padre Antonio Furtado (Palco Shalom da Paz)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.