Comunicado: Resultado histórico na Educação

Escrito por Redação ,

O Ceará atingiu, no ano passado, o menor nível de abandono escolar da história. O índice é de 3,8% no Ensino Médio. Treze anos atrás, em 2007, o percentual era quatro vezes maior: 16,4%. O Governo do Estado justifica o resultado pela melhoria da qualidade da educação pública cearense. Uma dessas medidas é a aposta na implementação de escolas de tempo integral. Das 728 escolas da rede pública estadual, 138 apresentaram abandono zero em 2019. Na última semana, com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ceará manteve destaque nacional como já vinha sinalizando em anos anteriores. Nesse caso, o trabalho mais direto tem sido dos prefeitos e prefeitas nos municípios. A política de continuidade é fundamental para reduzir a evasão escolar, promovendo novas metodologias de atração do aluno na rede pública.

Aulas online

Alunos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) têm até amanhã para realizar o cadastro para o recebimento de chips de pacote de dados de internet móvel (SIM card) para assistir às aulas remotas durante a pandemia. Os chips, com um pacote mensal de 10 GB, serão destinados, exclusivamente, a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e que não possuem acesso à internet adequada ao acompanhamento das aulas e demais atividades remotas da Universidade. O cadastro é feito no Aluno Online.

Capacitação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE) recebe inscrições para o "I Curso de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos para Prepostos", até hoje. A capacitação será realizada por meio do Portal de Educação a Distância do Judiciário, de 24 de setembro a 8 de outubro. O acesso será feito pela plataforma Mídia Moodle, do serviço de treinamento do próprio o Tribunal. Ao todo, estão sendo ofertadas 100 vagas, destinadas a servidores do Poder Judiciário estadual, aos prepostos de pessoas jurídicas com demandas em trâmite no TJCE e também aos conciliadores e mediadores voluntários atuantes nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.

Dia do Alzheimer

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Alzheimer. A doença acomete idosos de milhares de famílias brasileiras ricas e pobres. É preciso conscientização da sociedade e informações sobre a importância da prevenção, como é feito o diagnóstico e o tratamento adequado para isso. Estudo feito pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, aponta que um estilo de vida saudável pode reduzir a probabilidade de se ter demência. Um debate sobre o assunto vai ser feito hoje na live "Envelhecimento X Demências: Quando a dificuldade de memória se torna o sinal de alerta", transmitido pelo canal do YouTube Emilio Ribas.

Setembro amarelo

A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas vai debater amanhã a "Prevenção ao suicídio", em alusão à campanha Setembro Amarelo. O evento, aberto à comunidade universitária e ao público em geral, recebe inscrições via formulário eletrônico. A atividade será realizada via Google Meet, a partir das 10h, e contará com a presença do psicólogo clínico e membro do Programa de Apoio à Vida da UFC, Leonardo Martins.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.