Comunicado: Reconhecimento cultural ajuda a preservar

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, ontem, Projeto de Lei que declara como patrimônio histórico-cultural de Fortaleza, o Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba (Ecomunam). O projeto objetiva reconhecer a importância histórica, cultural e ambiental do Ecomuseu, além de garantir a preservação de seus aspectos naturais para que a vida cultural que orbita em seu entorno possa continuar a se desenvolver e se manifestar. A proposta determina que o Poder Público Municipal desenvolva ações necessárias à proteção do Ecomuseu, proibindo atividades que possam causar danos ao seu ecossistema. Também requer a divulgação do espaço como parte do roteiro turístico, a articulação com entidades científicas visando o estudo dos mangues com a "conscientização para sua preservação e o monitoramento ambiental, evitando e minimizando a poluição do local, bem como a promoção de ações de reflorestamento".

Atividades suspensas

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará atendeu à determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e suspendeu os expedientes e serviços da Casa nestas quinta e sexta-feira, em decorrência da realização do segundo turno do processo eleitoral no próximo domingo. Com essa determinação, atividades como emissão de RG e CPF, na Casa do Cidadão não estarão disponíveis. Os serviços e expediente da Assembleia Legislativa retornam no dia 30 de novembro.

Curso de Adoção

A manutenção do funcionamento do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) durante a pandemia da Covid-19 beneficiou 41 pessoas de Guarulhos (SP) com a capacitação online no Curso de Pretendentes à Adoção, que fora suspenso pelo Judiciário paulista. O curso também foi realizado por seis casais do Ceará que pretendem adotar um filho. A servidora Débora Melo da Silva, chefe de Cadastro de Adotantes e Adotandos de Fortaleza, disse que o treinamento é importante para os pretendentes tirarem suas dúvidas e receberem informações relevantes, como a "divulgação das crianças e adolescentes que já estão disponíveis para adoção, mas que não há pretendente habilitado que aceite o seu perfil, seja por doença, por ser criança maior de oito anos, ou por (pertencer a um) grupo de irmãos".

Frota na eleição

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai disponibilizar, no próximo domingo (29), dia da eleição do segundo turno, 850 veículos na capital cearense, incluindo ônibus extras e reforço de linhas que operam apenas em dias úteis. A operação especial seguirá das 6 horas às 18 horas e terá ainda tarifa social de R$ 3 inteira e R$ 1,30 (meia).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.