Comunicado: Prejuízos da pandemia

Escrito por Redação ,

O ano de 2020, claramente, foi de perdas para a educação. O prejuízo é incalculável. Desde o Ensino Básico ao Ensino Superior. Com a suspensão das aulas, o ano letivo sofreu e vem sofrendo ainda hoje. Mesmo com a proximidade do fim do ano, a escola pública ainda não retomou as aulas presenciais e as particulares tentam dar um ar de normalidade ao cenário complicado da pandemia da Covid-19. Em meio a tudo isso, houve demissões de profissionais da educação desde março até aqui. E para quem resistiu, o esforço do professor para dar aula por meio do canal remoto não consegue entregar o que deveria em condições normais - que já não são as ideais. Por outro lado, a pressão sobre o aluno que se prepara para o Enem é um ingrediente a mais para o resto do ano que insiste em não acabar. Pais, professores e os próprios estudantes ainda não conseguem avaliar o nível das perdas, e até quando a incerteza vai permanecer. É preciso reavaliar as estratégias adotadas nesses meses e alimentar a paciência de que os próximos dias serão melhores.

Debate

O Sindicato dos Médicos do Ceará vai realizar, na próxima terça-feira (20), às 19h, um debate entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza. O evento, intitulado "Saúde em Destaque - edição 2020" será transmitido ao vivo pela rede social YouTube e tem como objetivo apresentar as reivindicações dos profissionais médicos aos candidatos, além de convidá-los a mostrarem as propostas para a área. O debate entre os prefeituráveis é uma tradição do Sindicato dos Médicos em Fortaleza.

Novos acordos

Continua a saga de acordos feitos entre o Ministério Público do Ceará e as coligações e candidaturas nos municípios cearenses com foco no cumprimento das regras sanitárias em meio à pandemia da Covid-19. Foram firmados Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com representantes de coligações e candidatos a prefeito e vice-prefeito dos municípios de Ipueiras e Poranga. Os candidatos e coligações das duas cidades se comprometeram a não organizar, estimular, apoiar ou realizar passeatas, caminhadas ou comícios durante todo o período eleitoral. Resta saber se cumprirão o acordo.

Preservação

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto de lei que declara o Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba como patrimônio histórico-cultural de Fortaleza. A proposta determina que o Executivo municipal desenvolva ações necessárias à proteção do Ecomuseu, proibindo atividades que possam causar danos ao seu ecossistema. Além disso, devem ser realizadas ações de divulgação do espaço como parte do roteiro turístico da Capital e a articulação com entidades científicas para favorecer pesquisas no local.

Serviço

O Governo do Estado lançou um novo site exclusivo do Programa Vapt Vupt. A intenção do canal de atendimento é, principalmente, facilitar o acesso da população. Por meio da plataforma, o usuário encontra guias de serviços e de agendamento e identifica localização, horários de funcionamento e endereços das quatro centrais do Vapt Vupt do Estado. Pelo site, também é possível receber o protocolo de confirmação do agendamento, obter a relação dos documentos necessários para cada serviço demandado, e ainda imprimir boletos de taxas e tarifas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.