Comunicado: Praticidade no atendimento

Escrito por Redação ,

As instituições tiveram dificuldades para se adaptar ao novo modelo de trabalho e atendimento com a chegada dos casos de Covid-19 no Ceará, ainda em março. Contudo, a praticidade de novos canais de atendimento deve ser uma consequência positiva com a retomada das atividades em todo o Estado.

Na Defensoria Pública do Ceará, foram realizados mais de 61 mil atendimentos remotos entre abril e agosto deste ano e muitos desses canais devem continuar funcionando no futuro. Uma das plataformas que deve continuar em funcionamento é a assistente virtual da DPCE, apelidada de Dona Dedé, que recebe demandas para orientações do que fazer em casos de violação de direitos.

Desde que começou a funcionar, em agosto, ela registrou 4.300 solicitações. No site da Defensoria também é possível ter acesso a contatos por e-mail e por WhatsApp tanto por região como de acordo com o atendimento buscado.

Proteção

Após seis meses, a Casa da Mulher Brasileira decidiu retomar os atendimentos presenciais na maioria dos seus setores. Começam com a nova sistemática, o Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde (CRM) e o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Ceram), além dos setores da Autonomia Econômica e Administrativo.

A Casa é um importante equipamento de proteção a mulheres vítimas de violência. A relevância da casa, que reúne diversos serviços de atendimento a vítima, se torna ainda mais explícita neste momento de pandemia, quando especialistas indicam que tanto o número de casos como a subnotificação aumentou.

Mercado de trabalho

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) está selecionando 732 pessoas para o preenchimento de vagas de Operador de Computador. As oportunidades de reinserção no mercado de trabalho estão disponíveis em vários municípios pelo Estado.

Os profissionais prestarão serviço temporário ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante as eleições de 2020, como técnicos de urna. A inscrição, assim como as instruções para o envio de documentação, estão disponíveis no site da empresa Inova.

Formação

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco está com inscrições até hoje (17) para quatro cursos online voltados para o empreendedorismo em gastronomia. No total, são 240 vagas distribuídas nos cursos "Gestão de Pequenos Negócios em Gastronomia" (20h), "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos pós pandemia" (12h), "Fichas Técnicas: Precificação e Custos" (20h) e "Postura Pessoal e Orientação Profissional" (15h). Para se inscrever basta acessar o site da Escola.

Solidariedade

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou a Plataforma SOMAR Solidariedade, Mapeamento e Resistência com o objetivo de mapear ações solidárias em Fortaleza. Além de listar diversas ações em diferentes comunidades da Capital, todas com o objetivo de diminuir os impactos causados pela Covid-19 na cidade, também é possível ler materiais referentes ao tema.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados