Comunicado: Plano Diretor em debate

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Mesmo no cenário de pandemia, os debates sobre a construção do Plano Diretor Participativo 2020 continuam avançando. Hoje, às 16h, a Prefeitura de Fortaleza realiza o terceiro webinário temático, com foco no Desenvolvimento Social da cidade, para tratar sobre a elaboração da legislação urbanística para os próximos 10 anos. Para representar a população na construção desse projeto, foi formado um núcleo gestor com representantes da sociedade civil para ajudar no planejamento das novas diretrizes. No entanto, qualquer pessoa pode acompanhar o webinário para saber o que está sendo discutido e definido para o novo ordenamento da cidade. No evento de hoje, os participantes poderão fazer comentários e enviar perguntas aos debatedores. Para acompanhar o webinário, às 16h, basta se cadastrar antes na plataforma interativa do Plano (planodiretor.Fortaleza.Ce.Gov.Br). Importante contribuir com o desenvolvimento das funções sociais e garantia do bem-estar dos moradores de Fortaleza.

Ceará em destaque

Mais uma vez o Ceará se destaca entre os estados brasileiros. Dessa vez, o mérito é da Perícia Forense do Estado (Pefoce), que está em primeiro lugar no ranking entre os órgãos de Polícia Científica das regiões Norte e Nordeste no número de coleta de amostras de DNA de local de crime, conforme o XXII Relatório da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), que tem 21 estados e o Distrito Federal no cadastro. Apesar do reconhecimento, sabemos que esses números precisam ser melhorados. Há mais de três mil perfis genéticos cadastrados, o que é pouco diante de uma criminalidade alta.

Elucidação de crimes

Mas, afinal, como essas amostras ajudam na elucidação de crimes? Os materiais genéticos retirados de saliva, urina, sangue e demais vestígios biológicos encontrados em cenas de crimes ajudam a identificar os envolvidos. Os perfis com o DNA dessas pessoas ficam armazenados em um banco de dados. Cada vez mais importante haver investimento público em tecnologia - para políticas de segurança e de outras áreas.

Águas do Velho Chico

O reservatório de Jati, localizado na região do Cariri, deve estar cheio até o fim deste mês, conforme projeção do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Em meio a isso, o trecho emergencial do Cinturão das Águas (CAC), responsável por levar as águas do Rio São Francisco de Jati à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), está pronto. De Jati, as águas irão percorrer os 53 quilômetros do trecho emergencial até o Riacho Seco, em Missão Velha, depois fluirá para o Rio Salgado e Rio Jaguaribe até chegar ao açude Castanhão, levando segurança hídrica.

O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Heládio Feitosa Filho, da Faculdade de Medicina, foi agraciado com o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões 2020, uma das mais importantes honrarias da área médica do Brasil e a maior comenda concedida pelo colégio a um cirurgião do País.

O prêmio é entregue a um membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) que tenha contribuído para o ensino e desenvolvimento da cirurgia. Além disso, é uma importante honraria para a UFC, como universidade pública fora do eixo Sul-Sudeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.