Comunicado: O direito ao afeto

Escrito por Redação ,

A pandemia de Covid-19 e os impactos da sua disseminação na vida da população possuem muitas variáveis. Os casos graves, que chegam à Unidade Intensiva de Tratamento, precisam ficar em isolamento completo, sem a possibilidade de contato presencial com familiares. Projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados quer garantir a familiares a visita virtual a pacientes com Covid-19.

Apesar de ser um procedimento adotado em algumas unidades de saúde do País, a proposta pretende transformar em direito o contato virtual. De autoria oficial do deputado federal Célio Studart (PV), o projeto foi construído a partir da iniciativa da jornalista cearense e ativista dos direitos dos animais Silvana Andrade. Ela teve que se despedir da mãe, Maria Albani, que faleceu devido à doença.

Silvana teve chance, depois de pressão, de ver uma última vez a mãe antes do falecimento. Agora, ela mobiliza petição, com quase 120 mil assinaturas, pela aprovação da proposta. Importante iniciativa para permitir que os pacientes recebam o afeto de quem amam.

Testagem

A partir da próxima segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde irá disponibilizar serviço de testagem para Covid-19 em sistema drive-thru no estacionamento do Shopping RioMar Kennedy. Os testes devem ser agendados previamente pelo sistema Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará APP, do Governo do Ceará, e serão realizados entre as 8 horas e às 17 horas. Cerca de 150 pessoas serão atendidas por dia.

Isolamento

Desde ontem (17), o Centro de Formação Olímpica (CFO) foi transformado em Centro de Acolhimento e Isolamento Social para abrigar pacientes com Covid-19. Os 84 alojamentos vão receber até 200 pacientes com sintomas leves que poderão cumprir o isolamento na estrutura. A intenção é beneficiar a população de baixa renda que, por vezes, não tem condição de manter o isolamento social. Ação necessária.

Vacinação

Estamos n os últimos dias da campanha de vacinação contra H1N1, H3N2 e Influenza B para grupos prioritários. A imunização estará disponível nos postos de saúde até a segunda-feira (20). Pertencem ao grupo prioritário crianças de seis meses a seis anos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros.

Comemoração

Um mês de celebração! Esta será a comemoração da primeira década do Curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará. No período de 20 de julho a 21 de agosto, o webinário "Teatro-Licenciatura UFC 10 Anos: Modos de Pertencer e Agir no Seu Tempo" trará programação gratuita e aberta ao público.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados