Comunicado: Nova plataforma de acesso

Escrito por Redação ,

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) lançou uma nova plataforma de pedido de informação do cidadão. O Sistema de Automação do Ministério Público, segundo o órgão, segue as determinações da Lei de Acesso à Informação. Segundo o MP, os cearenses podem pedir informações que não estejam em sigilo, como procedimentos, documentos, atividades e serviços oferecidos. De acordo com o coordenador do Núcleo de Atuação Gestor da Transparência e Acesso à Informação (Nutri), procurador de Justiça Iran Sírio, os pedidos são registrados e encaminhados às respectivas unidades do MPCE, para possibilitar as respostas aos cidadãos. Essa nova plataforma substitui o Serviço de Informação ao Cidadão/Ouvidoria (SIC).

Agricultura

O projeto Hora de Plantar irá entregar mais de 3,4 toneladas de sementes até fevereiro de 2021. O intuito do Governo do Ceará é atender cercar de 155 mil agricultores familiares em todo o Estado. Além das sementes, serão entregues ainda mudas de árvores frutíferas. Um dos destaques da 34ª edição é a ampliação do fornecimento de sementes de milho variedade biofortificado: passando de seis toneladas para 88,4 toneladas da cultivar BRS-4104.

Redução

Em uma década, o Hospital São José reduziu em 60% o número de casos de pneumonia adquirida na Unidade de Terapia Intensiva pela utilização da ventilação mecânica. O marco é um dos objetivos da unidade hospitalar, que tem implementado uma força-tarefa contínua com esta intenção. A taxa caiu de uma média de 20 casos entre cada mil pacientes, em 2010, para o número de 8 casos em 2019.

Igualdade racial

No mês em que se comemora o dia da Consciência Negra, a Defensoria Pública do Ceará anunciou a implementação de vagas reservadas a negras e negros nos concursos e seleções públicas que forem realizados daqui para frente. Serão destinadas 20% das vagas para esta finalidade, válidas para a disputa para defensores, servidores e estagiários. Esta será a primeira política afirmativa na história da Defensoria.

Volta aos palcos

Com a pandemia e os (necessários) protocolos de isolamento, um dos setores mais afetados foi o cultural. Equipamentos em todo o Ceará estiveram fechados nesse período, como medida de precaução. A partir de amanhã (12), no Centro Dragão do Mar, os espetáculos voltam aos palcos. No teatro do centro cultural serão performados os espetáculos "Cabaré das Travestidas", do coletivo As Travestidas, e "Canções da minha vida", do ator Silvero Pereira.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados