Comunicado: Monitoramento da pandemia

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Nesta semana, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado, inicia uma nova da pesquisa de soroprevalência no Município. O objetivo é mensurar os impactos da Covid-19 na Capital, como forma de monitoramento e controle epidemológico da pandemia na cidade. Esta segunda fase continuará identificando o nível de imunidade da população fortalezense em relação ao novo coronavírus, mas a intenção é ter uma maior precisão nos processos. Para isso, serão feitos 3,3 mil novos exames, dentre os quais o exame pela coleta de sangue do dedo e pelo SWAB nasal para identificar a presença de atividade viral. As coletas serão realizadas por profissionais capacitados, acompanhados por supervisores e membros das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do território. Os pesquisadores portarão crachá de identificação, panfleto informativo da pesquisa, além de termo de consentimento para a participação. Na primeira fase da pesquisa, já haviam sido testadas 3,3 mil pessoas na Capital. Uma importante ação na área da Saúde, principalmente no momento em que os habitantes da Capital começam a retomar as atividades e precisam ter mais segurança.

Resultados

A primeira fase da testagem, realizada entre 2 e 15 de junho, contemplou as primeiras 3.300 pessoas e estima que 370 mil (14,2%) fortalezenses já têm anticorpos contra a Covid-19. As Regionais I, III e VI de Fortaleza apresentaram a maior incidência de casos.

Estudante

A partir de hoje (13), estudantes poderão realizar biometria facial on-line por meio de uma nova plataforma digital disponibilizada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A biometria é utilizada para a fotografia impressa na carteira de estudante e utilizada para identificar que o próprio aluno que está usando o documento. Prioritariamente, devem realizar a biometria os alunos novatos ou que nunca tiveram carteira estudantil.

Leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) vai realizar o seu segundo leilão on-line. Até a próxima sexta-feira (17), os interessados podem realizar lances em um dos 609 lotes disponíveis. Serão leiloados carros e motocicletas de diversos modelos, além de sucatas. Para participar os interessados devem se inscrever no site da Montenegro Leilões que também disponibiliza um bate-papo on-line para esclarecer em caso de dúvidas sobre o cadastro.

Doe sangue

O lembrete quanto a doação de sangue precisa ser feito com recorrência, principalmente em um período de ainda extenso isolamento social no Ceará. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, mais conhecido como Hemoce, coletou, nos últimos quatro meses, 15% a menos de bolsas de sangue do que no mesmo período do ano passado. Por isso, é importante que continuemos a dor sangue. Para doar, basta agendar dia, local e horário - prosseguindo assim com as preocupações nestes tempos de pandemia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.