Comunicado: Falta de medicamento?

Escrito por Redação ,

Neste fim de semana, uma manifestação nas redes sociais tomou conta do País envolvendo um medicamento fundamental usado no transplante de medula óssea. O Bussulfano pode ter a sua produção encerrada no Brasil já nos próximos meses. O laboratório francês, Pierre Fabre, o único que comercializa o produto em território brasileiro, anunciou que vai parar a distribuição no País porque a fábrica, a única aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), encerrou as atividades. 

A grande incógnita é como será feita a fabricação e distribuição do medicamento para as pessoas que precisam do transplante. O Congresso Nacional começou a se mobilizar através dos parlamentares. No Ceará, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) solicitou ao Ministério da Saúde e à Anvisa "providências urgentes", na adoção de medidas para garantir o fornecimento do medicamento considerado essencial para a realização do transplante de medula óssea.

A pauta também está sendo defendida pelo senador Eduardo Girão (Podemos). O Parlamento, sem dúvida alguma, precisa ser esse meio de campo entre a população brasileira e o Governo Federal.

Doação

A repercussão ajuda no debate à necessidade de doação de medula óssea. Ainda há muita desinformação em meio ao procedimento para salvar vidas. O cidadão que tiver curiosidade sobre o assunto, e quiser se disponibilizar a ajudar quem precisa, pode fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). O procedimento é simples, rápido e seguro. Para mais informações, o leitor pode acessar o www.Redome.Inca.Gov.Br.

Concurso

Concludentes do curso de jornalismo podem se inscrever no concurso do Melhor Trabalho de Conclusão da graduação. Quem promove é a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e a Fundação Itaú Social. As inscrições foram abertas para a categoria estudante, que premiará três trabalhos de TCCs com até R$ 3 mil. Trabalhos com foco nas desigualdades do sistema educacional são encorajados. Os estudantes precisam ter previsão de formatura em 2020 ou ter trabalhos concluídos em 2018 e 2019. As inscrições vão até 31 de janeiro deste ano.

Retorno

A Universidade Federal do Ceará retoma nesta semana as aulas de forma virtual. A instituição estava de recesso desde a penúltima semana de dezembro de 2020. A UFC está com aulas remotas desde o início do segundo semestre do ano passado como consequência do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. A expectativa é que o segundo semestre letivo referente a 2020 seja encerrado em abril. Ainda não há previsão sobre retorno das aulas presenciais.

Reestruturação

A última etapa de reestruturação do Tribunal de Justiça do Ceará, sancionada pelo Governo do Estado, tem o objetivo de manter a agilidade do julgamento dos casos no Ceará. A Corte cearense tem galgado posições em relação aos demais tribunais no País no quesito produtividade. A situação ainda não é das melhores, mas é inegável que houve um avanço nos últimos tempos. O TJ implementou uma série de mudanças nos últimos anos para um planejamento a longo prazo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados