Comunicado: Esforço para a "normalidade"

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

A retomada econômica e, naturalmente, a reabertura das atividades de lazer ainda trazem insegurança à população - apesar de ser cada vez mais comum o retorno de fortalezenses às visitas entre familiares, amigos e as idas a barzinhos em Fortaleza. Fatos que não aconteciam entre os meses de abril e junho, pelo menos, retornam aos poucos em uma rotina ainda estranha. Boa parte da população não segue mais em isolamento completo. É preciso admitir. As autoridades de saúde também devem observar o fenômeno. Nas redes sociais já é possível ler mensagens defendendo uma visita a um amigo, a ida a um restaurante ou a uma visita à praia.

Em meio a um esforço da "normalidade", a insegurança ainda segue viva na rotina dos cearenses.

O uso da máscara, mais do que uma obrigação, virou símbolo de preocupação do contágio da doença. O uso do álcool em gel já virou peça indispensável em todos os momentos. A retomada da economia, que se dá de forma gradual, é quem força uma rotina da "normalidade". O cearense, em meio à expectativa da chegada da vacina, e do desejo de um lazer, não deixou de pensar um dia sequer em uma pandemia que chegou para transformar completamente a rotina. Outros jamais esquecerão das perdas irreparáveis que sofreram em 2020.

Transporte

O Ministério Público do Ceará ajuizou, nesta segunda-feira (21), Ação Civil Pública contra o município de Fortaleza e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) pedindo à Justiça que determine, no prazo de 72 horas, a adoção de medidas legais para que toda a frota de ônibus seja disponibilizada nos horários de pico. Em caso de descumprimento, o pedido é que a cobrança de multa no valor de R$ 10 mil por dia.

Resposta

Em resposta, a Etufor informou à Promotoria que havia protocolado "Ordem de Serviço" para o Sindiônibus com o pedido. O Sindiônibus, no entanto, comunicou que só poderia atender se fosse garantido o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão pelo município. Enquanto isso, a retomada econômica acaba exigindo cada vez mais a saída de casa de trabalhadores em ônibus lotados.

Festival de Pacatuba

A terceira edição Festival Letras e Músicas é realizada nos dias 25 e 26 de setembro na cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza com programação para a divulgação de trabalhos literários de escritores e escritoras pacatubanos e da região da Serra da Aratanha, além de preservar a memória histórica do município e incentivar o acesso à leitura. Nesta edição, o homenageado é o músico Edison Távora (1940-1999), participante do Pessoal do Ceará e nascido em Pacatuba.

Saúde bucal

A Prefeitura de Fortaleza abriu na segunda as atividades da "Semana Branca da Odontologia" com a realização de um simpósio online sobre biossegurança nos diversos procedimentos odontológicos. O objetivo é de incentivar a prevenção e promover o diagnóstico precoce das doenças odontológicas como cárie, doença periodontal, má oclusão, fissuras lábio-palatinas e câncer de boca. Também serão realizadas ações de promoção à saúde bucal nos 116 postos de saúde da Capital.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.