Comunicado: Enfrentamento à Covid-19

Escrito por Redação ,

A pesquisa continua sendo uma das principais ferramentas na compreensão e no enfrentamento da Covid-19. Por isso, é necessário conhecer os estudos que estão sendo feitos por profissionais cearenses para ajudar no entendimento da pandemia. Quatro projetos da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram contemplados na chamada pública de pesquisas para enfrentamento da Covid-19 feita pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Ministério da Saúde.

Um dos projetos, vinculado ao Departamento de Enfermagem da UFC, acompanhará pacientes com sintomas gripais no Ceará, Maranhão e Pernambuco. Outros três projetos são da Faculdade de Medicina da UFC. Em um deles, o objetivo é analisar os riscos aos quais médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde foram submetidos durante o período mais grave da pandemia no País.

O estudo está sendo desenvolvido em cinco capitais brasileiras: Belém, Fortaleza, Recife, São Paulo e Porto Alegre. O terceiro estudo pretende entender possíveis complicações neuropsiquiátricas decorrentes da exposição pré-natal ao novo coronavírus, enquanto o último pretende analisar plasmas de pacientes com Covid-19 para verificar quais deles são mais propensos à trombose.

Atendimento

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) disponibilizou ontem (31) ferramenta online que facilita o agendamento de atendimento ao público. Para marcar a reunião, o interessado preenche um formulário no qual indica o tema demandado, o assunto, além de indicar o dia e horário de preferência para o atendimento.

Parceria

O programa Cientista Chefe Meio Ambiente, que será lançado na próxima sexta-feira (4), é uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) que busca unir a universidade e a gestão pública. Por meio do programa, equipes de pesquisadores trabalham nas secretarias do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação para melhorias de serviços públicos. Uma excelente maneira de integrar a universidade e a sociedade.

Transparência

Os serviços de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo do Estado do Ceará passam a disponibilizar ao cidadão a opção de resposta via WhatsApp. Contudo, as demandas aos dois serviços devem ser feitas por meio dos canais de atendimento. O aplicativo só responderá ao que já estiver registrado nessas manifestações.

Eleições

O prazo para as convenções partidárias começou ontem e, com isto, tem início a entrega de uma série de documentos dos que pretendem concorrer a cargos no Legislativo e Executivo. Para isso, o Tribunal de Justiça do Ceará disponibilizou, no site da instituição, ferramenta que permite aos pré-candidatos solicitarem as certidões negativas cíveis e criminais. Todo procedimento está sendo feito eletronicamente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados