Comunicado: Desafios municipais no Ceará

Escrito por Redação ,

Os vencedores das eleições municipais no Ceará, e que assumem as gestões no próximo dia 1°de janeiro, têm missões jamais enfrentadas pelos governos nas últimas décadas. O desafio de retomar as aulas em meio a uma pandemia é algo que ainda não há planejamento exitoso, em nenhum lugar do mundo.

Sem vacina, o risco de retomar as aulas no modo presencial é ainda arriscado, mesmo com todas as medidas adotadas de prevenção à doença. Paralelo ao risco de infecção, ainda há o desafio de recuperar a perda da carga horária de ensino aos estudantes e ao conteúdo que ficou pelo caminho. É necessário muito planejamento para não haver prejuízo aos alunos e professores.

Leitura

O Ventos do Saber, projeto que reformou oito bibliotecas escolares de Caucaia, lança hoje a cartilha de orientação pedagógica "A Biblioteca Escolar Que Queremos".

A iniciativa tem ajudado no desenvolvimento do ensino no município. Será realizado um Webinar com a bibliotecária Laiana Sousa, autora da cartilha. O webinar ocorre às 14h, no canal no YouTube Invento Produções Culturais.

Direitos

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, órgão da Assembleia Legislativa do Ceará, realiza amanhã, a partir das 16h, seminário que celebra seus 20 anos de atuação. O evento tem como tema "Conjuntura atual e a defesa de direitos humanos".

Está previsto um seminário com debates sobre o assunto. O Escritório tem como objetivo prestar assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial, às comunidades vulnerabilizadas.

Cultura

A Prefeitura de Fortaleza entrega hoje o Centro Cultural Canindezinho, na região oeste da Cidade. O novo equipamento pretende ofertar atividades culturais e esportivas à população da área.

Estarão disponíveis oferta de salas multiuso, quadra poliesportiva coberta e quadra de futsal, academia ao ar livre, anfiteatro, parque infantil, academias de dança e artes marciais mistas, bloco educacional, área administrativa e almoxarifado. O local conta, ainda, com horta comunitária e farmácia viva para mobilizar os moradores.

Acessibilidade

Disponível na plataforma Telesaúde, uma importante iniciativa para ampliar acessibilidade está em fase de desenvolvimento. A Secretaria da Saúde do Ceará disponibiliza intérpretes de libras para facilitar a comunicação entre médicos e pacientes surdos.

A ação tem como objetivo ampliar a acessibilidade no serviço de saúde e a mediação, que pode ser solicitada pelos médicos, ocorre por meio de uma chamada de vídeo durante as consultas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados