Comunicado: Desafio para a vacinação

Escrito por Redação ,

Aprovado o uso emergencial das vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan e a Fiocruz, no Brasil, o próximo passo é garantir a logística necessária para que os imunizantes cheguem à população. O sistema de transporte e armazenamento é fundamental para o sucesso da campanha de vacinação. Com um país continental, como é o Brasil, o desafio se torna ainda maior.

Paralela a essa preocupação, os prefeitos precisam garantir espaço para a operação local, além de pessoal da saúde para os trabalhos e os insumos preparatórios para as aplicações das doses. É preciso lembrar que, nesse primeiro momento de operação, a aplicação da vacina será direcionada aos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente dos atendimentos da Covid-19. Outra preocupação é a meta de vacinação que precisa ser cumprida no País. A garantia do fornecimento de doses ainda é uma incógnita na produção nacional.

Prevenção

A Prefeitura de Fortaleza acerta quando se antecipa para evitar aglomerações na Capital, já que a conscientização nem sempre é algo natural do ser humano. A gestão municipal iniciou desde sábado (16) ações de fiscalização para reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus. Foram implantadas grades cercando o acesso ao aterrinho da Praia de Iracema, também conhecido como "Praia dos Crush". O trabalho de fiscalização será intensificado na Praça da Gentilândia, no Mercado dos Pinhões, nas barracas da Avenida Beira-Mar e Praia do Futuro.

Seminário

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realiza hoje e amanhã um seminário com os prefeitos eleitos dos municípios do Nordeste. A entidade pretende desenvolver iniciativas e partilhar conhecimento com os novos gestores. Em um cenário de pandemia e de crise financeira, a organização administrativa parece ser uma das principais ferramentas para preparar a gestão pública em períodos críticos. O evento é realizado de forma virtual, das 9h às 17h.

Adiamento

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) cancelaram a prova online para seleção de estágio que deveria ter acontecido na manhã de ontem. O cancelamento foi devido a problemas técnicos na plataforma EAD do IEL/CE. O MPCE já designou uma reunião extraordinária com a empresa para a próxima terça-feira (19), para decidir a data para a realização do certame.

Funcionalismo

A Prefeitura de Juazeiro do Norte afirmou que os atrasos no cadastramento das senhas bancárias adiou, mais uma vez, o pagamento da folha dos servidores. Os atrasos são referentes ao mês de dezembro de 2020, agendado para a sexta-feira, dia 15 de janeiro. O repasse, então, foi reprogramado para os dias 16 (sábado), 18 (segunda-feira) e 19 (terça-feira). Sobre possíveis dúvidas, relacionadas aos recursos disponíveis, o secretário Paulo de Lima garantiu que o dinheiro está em caixa e que o pagamento regular dos servidores, seguindo normas e datas estabelecidas pela legislação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados