Comunicado: Criado robô da produtividade

Escrito por Redação ,

Desde a última quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) colocou em execução, nas 5ª e 6ª Turmas Recursais, o projeto-piloto de um robô que auxilia servidores na execução de tarefas repetitivas que são desempenhadas dentro do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O objetivo principal é automatizar algumas rotinas que são feitas mecanicamente pelos funcionários. Testado, o robô desempenhou, em uma hora, tarefa que era feita por três servidores durante três horas - causando maior celeridade e produtividade. "Ganha o servidor que vai passar a desempenhar outras atividades e ganha a sociedade, que terá um Judiciário mais célere e eficiente", disse o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo.

Parceria

O projeto-piloto é fruto de parceria entre o Tribunal e a Universidade de Fortaleza, por meio do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada. Atualmente, a Universidade está viabilizando outros cinco robôs para ceder ao Judiciário. A expectativa é que o sistema, que desempenha um total de cinco atividades, quatro indicadas pelos servidores e uma pelos juízes, seja aplicado posteriormente a outras unidades judiciárias do Estado.

Explicações

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará emitiu comunicado alertando à população que nenhum eleitor abaixo dos 60 anos será impedido de votar das 7h às 10h. A Corte alega que informações que circulam nas redes sociais apontam que o horário seria exclusivo para eleitores idosos - o que não é verdade, explica o Tribunal.

De acordo com o plano de segurança sanitária, os eleitores com idade inferior a 60 anos não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar em fila separada até que todos os eleitores com 60 anos ou mais, já presentes ou que cheguem à seção, tenham votado.

Debate

O Sinduscon-CE entrevista candidatos à Prefeitura de Fortaleza por meio de lives neste mês. Um documento com as principais propostas do setor da construção civil foi entregue a cada um dos postulantes. Em webinários, exclusivos para os associados da entidade, cada candidatura terá o tempo de uma hora para dialogar com a diretoria e os associados e debater questões. Os encontros virtuais começaram ontem e seguem hoje e nos dias 26 e 27 de outubro, das 18h às 20h.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados