Comunicado: Consciência negra além da data

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

O Dia da Consciência Negra chega, em 2020, ao novo ano de celebração no dia 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi do Palmares, em 1695. A data foi instituída, no entanto, apenas em 2011 por meio da Lei nº 12.519. Desde então, não apenas o dia 20 de novembro como todo o mês viraram símbolos da necessidade de aprofundar a discussão racial no País. Antes mesmo do fechamento da primeira década da instituição do Dia da Consciência Negra, um ponto vem sendo destacado por pesquisadores, militantes negros brasileiros: é importante olhar a questão racial para além dos 30 dias de novembro. Muitas pessoas negras falam sobre como aumentam os convites para palestras, participações em propaganda, dentre outras atividades durante este mês, mas a conscientização não se estende para os demais meses do ano. Celebrar a luta das pessoas negras hoje, dia 20, é não apenas importante como necessário. Mas que esse seja um hábito de todos os dias do ano.

Capacitação

A Defensoria Pública do Estado do Ceará promove hoje (20) o curso online "Ações e Políticas Afirmativas e seus significados no combate ao racismo". Interessados devem efetuar inscrição enviando e-mail com dados pessoais para o endereço inscricao.Escolasuperior@defensoria.Ce.Def.Br. Será a quarta edição de um ciclo de capacitações que acontece desde agosto e tem como objetivo discutir a importância das políticas afirmativas para ambientes historicamente desiguais equipararem-se em representatividades.

Sua nota tem valor

Você sabia que o seu cupom fiscal pode lhe ajudar a ganhar um dinheiro extra?O programa ‘Sua nota tem valor’, da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) sorteia prêmios para os contribuintes que cadastram o cupom ou nota fiscal de suas compras. Cada cupom de R$ 50 vale um ponto, que serão trocados por ‘bilhetes’ para o sorteio. Nesse mês, serão sorteados seis prêmios que, juntos, somam R$ 150 mil.

Mudança de local

O juizado especial Cível e Criminal de Tianguá não terá atendimento ao público hoje e nos próximos dias 23, 24 e 30 de novembro. Prazos processuais também serão suspensos nos respectivos dias. Audências agendadas, no entanto, seguem mantidas. Nesses dias, os atendimentos precisam ser suspensos por conta da mudança de móveis e equipamentos para a nova sede do juizado, localizada nas dependências da Faculdade ViaSapiens.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.