Comunicado: Conhecimento e cuidado mental

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Gestores públicos, e candidatos a gerir a coisa pública na próxima legislatura ou mandato executivo, precisam olhar cada vez mais para a população sem acesso ao serviço de atendimento à saúde mental. É cada vez mais comum, e por diversos motivos, o adoecimento pelas causas emocionais. Há, inclusive, desconhecimento da população do diagnóstico. Em meio à desinformação, há preconceito pelo que se sente. É urgente que o assunto entre na pauta da campanha eleitoral, principalmente no cenário do Setembro Amarelo.

O cuidado com a saúde precisa ir além da construção de um hospital de emergência focado em traumatologia, por exemplo. É preciso informação e estrutura de atendimento para quem pouco tem em uma cidade desigual como Fortaleza - o que não é diferente nos municípios do interior cearense.

Pressão popular

Nos registros das candidaturas já é possível identificar o que pensa o candidato, a partir do que está nos planos de governo registrado na Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand). O eleitor está liberado desde já a consultar o que projetam os candidatos nos seus municípios. A cobrança por uma cidade melhor passa pela pressão popular, e não apenas depois da eleição. Ela ocorre antes, durante e depois do processo eleitoral.

Mural eleitoral

A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará reforça aos partidos políticos, coligações e candidatos a utilização do Mural Eletrônico como meio oficial de publicação das citações e intimações de diligências, decisões, despachos e sentenças nos processos de registro de candidaturas e representações relacionadas à propaganda eleitoral, direito de resposta e pesquisas eleitorais, no período de 26 de setembro de 2020 a 18 de dezembro de 2020. Os partidos, coligações e candidatos devem, portanto, permanecer atentos às publicações, consultando a ferramenta diariamente.

Financiamento

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste, deve disponibilizar R$ 24,1 bilhões para os diversos setores e segmentos da economia regional, em 2021. Desse total, R$ 1,68 bilhão contempla exclusivamente a infraestrutura de saneamento básico e logística da área de atuação do Banco, os nove estados da Região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O montante é uma estimativa calculada sobre as disponibilidades projetadas até o momento, podendo sofrer alterações até o fim do ano.

Oportunidade

O curso Huawei de Introdução a Machine Learning, promovido pela Universidade Federal do Ceará, em parceria com a empresa multinacional Huawei, de equipamentos para redes e telecomunicações, está com inscrições abertas online para uma nova turma até o próximo dia 30. O curso é destinado a alunos e servidores docentes e técnico-administrativos de todos os campi da UFC interessados na área de inteligência artificial (IA). Com duração de 16 horas, o curso oferece formação para os que desejam atuar na área de machine learning (tecnologia que no Brasil é conhecida como aprendizagem de máquina). O mercado está em crescimento no Brasil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.