Comunicado: Confiança do voto na urna

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

No dia 15 de novembro, o eleitor brasileiro vai às urnas escolher quem vai comandar as prefeituras dos municípios e quem vai representá-lo nas câmaras municipais. Desde 1996, os brasileiros votam eletronicamente. O Tribunal Superior Eleitoral define a urna eletrônica como "um microcomputador de uso específico para eleições, com as seguintes características: resistente, de pequenas dimensões, leve, com autonomia de energia e com recursos de segurança". O pleito de 2020 será o 13° que os eleitores usarão esse equipamento para exercer um dever democrático. Apesar do uso da urna eletrônica desde a década de noventa, ainda há questionamentos sobre a segurança da ferramenta nas eleições. A discussão, para uma parcela reduzida do eleitorado, ainda é se o voto em urna eletrônica é, de fato, seguro. Em um país marcado historicamente por fraudes em eleições com o voto em papel, o aparelho eletrônico veio para revolucionar o voto no Brasil. A cada eleição as urnas são testadas e desafiadas. Pesquisadores de instituições acadêmicas renomadas do Brasil tentam encontrar fragilidades nas urnas eletrônicas simulando uma tentativa de fraude. O procedimento padrão funciona para auxiliar a Justiça Eleitoral a fazer mudanças rotineiras no equipamento no sentido de melhorá-lo para deixar o voto mais seguro.

Tecnologia

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Ceará, Carlos Sampaio, explica que a urna é uma aparelhagem que segue sofrendo mudanças a cada eleição. Ele cita, por exemplo, que os equipamentos usados na disputa de 2006 e 2008 não são mais utilizados nas eleições atuais por questões tecnológicas. "Hoje temos um sistema mais robusto do que as eleições anteriores", ressalta o secretário. Carlos Sampaio reforça, ainda, que não houve qualquer denúncia comprovada no Brasil de que a urna eletrônica tenha sofrido alguma fraude. O que há são apontamentos vazios de quem geralmente é derrotado na disputa.

Responsabilidade

De 12 a 13 de novembro, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil promove a 15ª edição do Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental. Neste ano, a edição será totalmente on-line. Será transmitida pela canal do YouTube do Studio R e pelo Instagram do evento. As inscrições são gratuitas. Soluções inovadoras para o uso racional da água, Reuso, Novo Marco Regulatório do Saneamento e seu Impacto na Produção Limpa, nas Empresas e na Vida Urbana, Resíduos Sólidos: Economia Circular & Sustentabilidade Humana e de Negócios, Gestão Ambiental dos Recursos Hídricos para o Consumo Humano, Agrícola e Empresarial são alguns dos temas em palestras, bate-papos e conferências da 15ª edição do Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental.

Evento

O Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará - Sindiverde anuncia a exporecicla@home2020, edição virtual do maior evento de sustentabilidade do estado. Este ano, devido à pandemia, a programação será totalmente on-line, nos dias 4 e 5 de novembro. Durante os dois dias, serão realizadas palestras, eco oficinas, além de programação infantil e educativa. Tudo dinâmico, interativo e com alta qualidade de transmissão. Para Marcos Albuquerque, diretor do Sindiverde, o uso da tecnologia permitirá uma participação ainda maior no evento.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.