Comunicado: Como solicitar o Auxílio Catador

As inscrições para receber o benefício do Auxílio Catador estão se encerrando. A solicitação presencial deve ser feita até esta sexta-feira (14), enquanto a eletrônica poderá ser efetuada até o próximo domingo (16). Os catadores associados a cooperativas ou cooperados que se inscreverem receberão auxílio financeiro de R$ 261,25 (valor correspondente a 1/4 do salário mínimo), em seis parcelas fixas até 31 de dezembro de 2020. Como contrapartida do auxílio, o catador precisa comprovar atividade mínima.

Foi estabelecido como rendimento mínimo por catador a comprovação individual de atividades de reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos de, no mínimo, 100 quilos por mês. Para solicitar o benefício, é preciso ir até o prédio da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), em Fortaleza, ou às Secretarias Municipais para entregar a documentação. Por meio virtual, os documentos devem ser enviados através do e-mail auxiliocatador@sema.ce.gov.br.

Transparência

O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) lançou nesta quinta-feira (13) a Plataforma de Indicadores Fortaleza 2040. No site, que tem como objetivo a difusão do conhecimento por meio de dados, é possível fazer o monitoramento e a avaliação de resultados da agenda estratégica do Governo. Na ferramenta, estão disponibilizados os indicadores dos monitoramentos estratégicos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável (ONU), das Metas Gerais do Plano Fortaleza 2040 e os indicadores setoriais do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 de Fortaleza.

Boa ação

Em Aracatiaçu, distrito de Sobral, uma boa ação tem chamado a atenção. O diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), Israel Leocádio, convidou colegas de um grupo de ciclismo para entregar, em domicílio, as atividades impressas a todos os alunos que não têm como acessá-las virtualmente. Com muita disposição, os membros da equipe se revezam na distribuição das atividades, organizando-se em sete rotas. Os caminhos percorridos variam de 24 a até 80 quilômetros de distância, considerando-se a ida e a volta. Uma bonita iniciativa para garantir o direito ao ensino dos estudantes no interior do Estado.

Vigilância

As partidas de futebol no Ceará ainda estão sendo realizadas com os portões fechados por conta da pandemia de Covid-19. Contudo, o Tribunal de Justiça iniciou a implementação do Sistema de Cadastro de Torcedores, cuja finalidade é formar banco de dados com nomes de pessoas impedidas de frequentar os jogos por decisão judicial. A medida dá cumprimento ao Estatuto de Defesa do Torcedor, que determina a publicação da relação de pessoas proibidas de frequentar os estádios no site das entidades organizadoras das competições.

13º salário

Os servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas irão receber a primeira parcela do décimo terceiro salário nesta sexta (14). Ao todo, serão R$ 420 milhões creditados nas contas de mais de 157 mil funcionários públicos. A decisão de antecipar a primeira parcela em agosto, mesmo diante da pandemia do coronavírus, foi tomada pela equipe econômica do Estado e ressaltada como forma de injetar recursos na economia local, além de um reforço necessário no orçamento familiar dos servidores.

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?

Assuntos Relacionados


Redação 23 de Setembro de 2020