Comunicado: Ceará ultrapassa 500 mil testes

Escrito por Redação ,

O Ceará ultrapassou, nesta sexta-feira (7), o número de 500 mil testes realizados para a detecção do novo coronavírus. Uma importante marca, levando em consideração que a testagem é, desde o início da pandemia de Covid-19 no mundo, apontada por autoridades sanitárias como essencial - em conjunto com outras medidas - para a elaboração de estratégias mais eficientes de saúde pública, visando conter a disseminação da doença.

É preciso, porém, avançar mais para garantir que a testagem em massa chegue a mais pessoas. É fato que isso depende de fatores também externos - de escala global, inclusive -, bem como de uma atuação conjunta entre diferentes esferas de governo, o que ainda não tem se mostrado eficaz como deveria no País.

Enquanto isso não acontece, a população, que pode - e deve - cobrar do poder público, também precisa continuar fazendo a sua parte com a adesão a outras medidas de enfrentamento à Covid-19. Muitas delas individuais, mas que têm um grande impacto coletivo diante da crise sanitária que enfrentamos. Com a chegada de mais um fim de semana, não custa lembrar a necessidade de se evitar aglomerações.

Aglomeração, não!

Por conta de aglomerações, inclusive, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), autuou, nesta sexta, duas agências de atendimento ao consumidor da Enel por descumprimento de decreto estadual que proíbe concentrações de consumidores de forma desordenada em filas. As agências, no Centro e na Parangaba, têm dez dias para apresentarem defesa ao Decon.

Denúncia

A fiscalização foi realizada após denúncia de que os estabelecimentos não estavam respeitando a determinação de distanciamento mínimo de dois metros entre os clientes. O órgão verificou, contudo, que nas duas agências havia funcionários medindo a temperatura das pessoas e que havia também disponibilização de álcool em gel. O Decon tem recebido denúncias através do e-mail deconce@mpce.mp.br.

Direito e igualdade

O Grupo Ágora, projeto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, promove neste sábado (8), às 10h, pela internet, um debate sobre "Democracia, Direito Eleitoral e Igualdade Racial". Participarão do evento a advogada Valéria Paes Landim, fundadora do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas; e o advogado André Costa, presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral. Para participar, basta acessar o link da plataforma Google Meet que será disponibilizado nos perfis do Grupo Ágora no Instagram e no Facebook (@grupoagoraufc), a partir das 9h45.

Exposição

As redes sociais do Museu de Arte da UFC (Mauc) recebem, a partir da próxima segunda-feira (10), a exposição virtual Monólitos e Convidados – Gravura de Ponta a Ponta, promovida pelo Mauc em parceria com o Ateliê Livre e o Coletivo da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. A mostra digital reúne 43 artistas que se expressam por meio da gravura, dentre eles, os cearenses Roberto Galvão, Vitória Marques e Zé Tarcísio. As gravuras poderão ser apreciadas nos perfis do Mauc no Instagram e no Facebook (@museudeartedaufc).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.