Comunicado: Cadastro obrigatório

Escrito por Redação ,

Os novos prefeitos e prefeitas que assumiram os mandatos em janeiro deste ano terão que fazer um cadastro em um dos sistemas oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS) para encaminhar informações sobre o cenário nos municípios. Os gestores recém-eleitos precisarão emitir certificado digital para alimentar as ferramentas criadas pelo Governo Federal. A administração pública, que também pode se manifestar através dos secretários municipais, será obrigada a realizar o procedimento para evitar penalidades, como a suspensão de transferências e incentivos federais. Os prefeitos reeleitos que mantiveram os seus secretários municipais de saúde, no entanto, estão dispensados de realizar o procedimento. Em caso de troca, o prefeito precisa cadastrar e emitir o certificado digital do novo secretário. O cadastro é importante para manter atualizadas as informações dos municípios e o cadastro dos novos gestores.

Aniversário

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) completa, neste mês de janeiro, 13 anos de fundação. O órgão de Polícia Científica cearense, que ganhou autonomia administrativa e financeira em 7 de janeiro de 2008, celebra avanços. Modernização dos laboratórios e ampliação dos núcleos no interior do Estado estão entre os principais progressos do órgão. Atualmente, existem oito núcleos de Perícia Forense em atividade no Estado para atender os 184 municípios do Ceará. Dois núcleos para as regiões Litoral Oeste e Inhamuns Norte estão em fase final de construção. As novas sedes da Pefoce no Interior funcionarão nas cidades de Itapipoca e Crateús. A última a ser inaugurada foi a de Novas Russas, em 2018.

Avanços

O órgão comemora os investimentos recentes que garantiram modernidade aos equipamentos utilizados na rotina. Eles possibilitam, por exemplo, uma perícia balística com mais qualidade e menor tempo de análise. A Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Pefoce, nos últimos dois anos, recebeu investimentos públicos de R$ 5,3 milhões para a modernização dos laboratórios. Parte desse montante foi aplicado no Núcleo de Química Forense (NUQFO).

Aquisições

Com o investimento, a Calf adquiriu Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), Raman Portátil, Espectrômetro de Fluorescência de raio-x, Espectrofotômetro de UV-Visível, Cromatógrafo Gasoso acoplado ao Espectrômetro de Massas (CG/EM) e Ponto de Fulgor Automático. Com equipamentos de tecnologia e performance, a Pefoce passou a realizar procedimentos mais complexos em análises químicas.

Ajustes

O cronograma dos Encontros Universitários de 2020, da Universidade Federal do Ceará, entrou em nova fase. Tanto na Capital quanto no interior, exceto o município de Quixadá, o período de ajustes e homologação dos trabalhos ocorre até hoje. Nesse período, os estudantes precisam observar os contatos com os orientadores, que podem solicitar possíveis correções nas produções.

Online

A relação de todos os resumos cadastrados e homologados será divulgada no dia 12 de janeiro pela instituição. Já os encontros do evento adiado do ano passado deverão ser realizados entre os dias 10 a 12 de março, no formato online.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados