Comunicado: Avanços na transparência

Mais uma vez o Ceará está entre os estados mais transparentes do País no que diz respeito a contratações públicas emergenciais para o enfrentamento ao novo coronavírus. Na mais recente avaliação da Transparência Internacional no Brasil, o Estado recebeu pontuação de 98,7 no Ranking da Transparência no Combate à Covid-19, sendo considerado o segundo no quesito no País, atrás apenas do Espírito Santo - que recebeu 100 pontos. A nota coloca o Ceará como um dos "ótimos" em transparência pública. Para definição do índice, a Organização avaliou as informações disponíveis nos portais dos 26 governos estaduais e do DF, entre os dias 15 e 18 de junho, sobre contratos emergenciais para ações de enfrentamento.

Avaliação

Na ocasião, foram atribuídas notas de 0 a 100 pontos - zero indica que as informações não foram disponibilizadas ou foram colocadas de maneira muito precária e 100 indica o oposto, com detalhes em transparência. No último ranking feito pela Organização, divulgado em maio, o Ceará tinha ficado em 5º lugar entre os estados brasileiros, tendo acumulado 73,4 pontos. À época, a coluna alertou sobre a necessidade de melhorias e, pelo visto, houve avanços por parte do Governo do Estado.

Fortaleza

Já em Fortaleza, o índice aponta melhorias, mas também a necessidade de fazer mais frente a outras capitais do País. A Capital subiu de 62 pontos, em maio, para 79,7 em junho, sendo avaliada como "boa" em transparência. No entanto, ela perdeu posição no ranking de transparência, passando de quarta (em maio) para nona atualmente. Os critérios para avaliação foram os mesmos utilizados para os estados.

O Centro Cultural Belchior inicia, amanhã, o quarto mês de programação gratuita com o Projeto Belchior em Casa. Amanhã, já serão disponibilizados quatro episódios novos do podcast do Bel no Spotify.

A programação deste mês inclui ainda 12 shows e 36 horas de atividades formativas. Para conferir tudo, basta acessar o site lkt.Bio/CentroCulturalBelchior.


Categorias Relacionadas


Redação 02 de Julho de 2020