Comunicado: Atuação estudantil sobre a retomada

Escrito por Redação ,

Nesta semana, estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (Ueva) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece) apresentaram documento com proposições a respeito do funcionamento das instituições durante o período da pandemia. O documento foi protocolado na Assembleia Legislativa do Ceará. 

O importante protagonismo dos discentes surgiu da síntese das avaliações estudantis sobre a experiência de ensino remoto nos últimos três meses nas universidades estaduais. Entre as conclusões, a de que haveria prejuízo com a volta das atividades presenciais nas universidades, principalmente no Interior, e a defesa de um fortalecimento das iniciativas de pesquisa e extensão. 

É importante que Reitorias, Governo e parlamentares ouçam as vozes de quem é diretamente atingido pela pandemia para tomar a decisão mais equilibrada sobre as atividades do ensino superior no Estado. O protagonismo estudantil valorizado!

Transporte público

Atenção usuários do Metrô em Fortaleza! Desde ontem (10), a Linha Sul voltou a operar das 5h35 às 20h56, deixando de existir a pausa operacional no período da tarde. Com isto, houve uma ampliação de 82 para 116 viagens diárias. Mas cuidado! Apenas esta linha terá os horários ampliados. A linha Oeste segue no horário de 5h20 às 10h15 e 15h50 às 20h e o VLT Parangaba-Mucuripe continua funcionando de 5h50 às 10h10 e 16h10 às 20h10. Os VLTs de Cariri e Sobral continuam suspensos. 

Importante: para utilizar o Metrofor, é necessário o uso de máscaras, manutenção do distanciamento entre os usuários, atenção às marcações para que os assentos sinalizados permaneçam livres e higienização das mãos antes e após as viagens. Dispensadores de álcool em gel, para os passageiros e colaboradores, foram implantados em todos os trens e estações.

Parceria

Nesta semana, foi assinado um acordo de cooperação na área de inteligência artificial entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Nankai, na China. O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, adiantou ainda que, em breve, será anunciada a criação do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade cearense. 

Direito

Começou nesta sexta-feira (10) e continua hoje o Seminário Nacional da Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania. O encontro está sendo realizado pela internet e, no primeiro dia, contou com a participação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal; do governador do Maranhão, Flávio Dino; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. O procurador do Município de Fortaleza e presidente da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada de Fortaleza, Martônio Mon’t Alverne, é um dos participantes dos debates deste sábado.

Obras

Atenção, motorista! Com a continuidade da obra no viaduto da Avenida Alberto Craveiro sobre a BR-116 (Viaduto do Makro), partir deste sábado (11), não será possível acessar a alça do viaduto no sentido Centro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados