Comunicado: As urnas começam a ser distribuídas

Escrito por Redação ,

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) começa a distribuir amanhã as 4.573 urnas eletrônicas que funcionarão no 1º turno das eleições, no próximo domingo (15). As entregas serão nos 640 locais de votação na Capital. As saídas estão programadas para ocorrer nesta quarta (11), quinta (12) e sexta (13), entre 7h e 10h, e no sábado (14), entre 6h30 e 7h15. Ao todo, 123 veículos sairão do depósito do Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas do TRE-CE, no Antônio Bezerra, e percorrerão a cidade de Fortaleza, dividida em rotas por zona eleitoral. Ao chegarem nos locais de votação, os equipamentos serão entregues aos delegados de prédio, encarregados do recebimento e guarda das urnas eletrônicas. O equipamento passa por um rigoroso rito de segurança até o fim do processo eleitoral. A medida funciona para evitar suspeitas de irregularidade no uso da urna eletrônica, que vem ganhando credibilidade pela eficiência e agilidade a cada disputa eleitoral.

Distanciamento

Para o dia da votação, no próximo domingo, a Corte Eleitoral recomenda que os eleitores respeitem o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas no caminho até o local de votação. Seja em transporte coletivo ou condução própria, a orientação é que as pessoas evitem veículos cheios. Na seção eleitoral, os locais nas filas serão sinalizados com adesivos colados no chão para auxiliar na organização e no respeito ao distanciamento. A recomendação é que se evite levar crianças ou acompanhantes para a seção eleitoral. Contato físico com outros eleitores, como abraços e apertos de mãos, também devem ser evitados.

Educação

Os municípios brasileiros estão recebendo a décima parcela do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciou o pagamento no fim da última semana. No total, foram depositados R$ 393,7 milhões para apoiar a alimentação de alunos das redes públicas de todo o País. Presente nos 5.570 municípios brasileiros, o programa atende mais de 40 milhões de estudantes em cerca de 150 mil escolas. O recurso é fundamental para o investimento na educação.

Matrículas

Começa hoje e termina na próxima quinta-feira (12) o período de matrículas dos alunos veteranos da Universidade Federal do Ceará para o segundo semestre do ano - 2020.2. As aulas estão marcadas para iniciar no dia 23 de novembro. As novas datas foram anunciadas depois que a instituição precisou suspender as aulas ainda no primeiro semestre por conta da pandemia da Covid-19. Está agendado que os alunos e professores tenham um recesso entre o Natal e o Réveillon.

Virtual

A expectativa é que as aulas do semestre 2020.2 também sejam no formato virtual. Por conta da ausência da vacina, e da lotação nas salas de aula, a UFC projeta o ensino remoto também para as atividades acadêmicas do semestre que devem se arrastar até o mês de abril do ano que vem. Os professores tiveram que se adaptar para o ensino a distância, enquanto parte dos alunos pediram a supressão das disciplinas, ou seja, o trancamento sem prejuízos ao desempenho acadêmico.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.