Comunicado: acordos descumpridos

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Mais uma vez o Ministério Público do Ceará (MPCE) ingressou com ação na Justiça contra candidaturas. Agora, direcionada a candidatos de Ocara e Aracoiaba por descumprimento a normas sanitárias e de acordo eleitoral. O Ministério Público havia celebrado, em 29 de setembro, um acordo entre os candidatos e coligações que disputam o governo municipal nas cidades de Ocara e Aracoiaba para que não realizassem carreatas, passeatas, caminhadas e quaisquer outras iniciativas que gerem aglomerações. Mas a decisão acabou sendo descumprida. Segundo a promotoria, os candidatos e coligações continuaram realizando eventos com elevado número de pessoas e sem qualquer preocupação com as regras sanitárias. Dessa forma, o MP pede que a Justiça Eleitoral determine que todos os representados se abstenham imediatamente de realizar qualquer evento em desacordo com o protocolo emitido pela autoridade sanitária estadual e o acordo celebrado entre os candidatos, cancelando toda e qualquer iniciativa que descumpra as normas sanitárias.

Projeto universitário

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) criou o projeto Universidade Amiga da Democracia, que tem como objetivo principal estimular a participação de jovens universitários contribuindo para consolidar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação e a defesa do exercício consciente do voto. Os estudantes atuarão como auxiliares, mesários e colaboradores do processo nas eleições gerais e municipais. Além do conhecimento, da participação efetiva nas eleições e da promoção da responsabilidade social, o trabalho renderá ao acadêmico 30 horas de atividades extracurriculares por turno. Para participar do projeto, a instituição de ensino deve preencher o formulário de adesão e seguir as orientações disponíveis no portal do TRE-CE.

Economia do mel

Apesar da queda na economia em diversos setores, ocasionada pela pandemia da Covid-19, o mel no Ceará teve um caminho inverso: houve um aumento de 20% na safra deste ano quando comparada à de 2019. Enquanto no ano passado os apicultores cearenses colheram cerca de 2.700 toneladas, este ano a colheita deve chegar a 3.500 toneladas. As exportações seguiram a mesma tendência e cresceram 35% de janeiro a setembro de 2020, comparado ao mesmo período de 2019. A Federação da Apicultura do Ceará (Face) afirma que obter os números precisos de apicultores e da produção é uma das dificuldades do setor. Mesmo com os números imprecisos, a Face trabalha com 265 associações de apicultores distribuídos entre 165 municípios cearenses.

Feira do conhecimento

Com formato exclusivamente digital este ano, a 4ª edição da Feira do Conhecimento (FdC) promete proporcionar aos participantes uma experiência única e inesquecível, em um ambiente imersivo em realidade virtual. A FdC Digital é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e será lançada em uma live amanhã, às 10 horas, via Google Meet. O secretário Inácio Arruda comandará o evento de lançamento, que contará com a divulgação da programação, da nova identidade visual e outras novidades da FdC Digital, que será realizada de 9 a 11 de dezembro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.