Comunicado: A importância da doação de sangue

Não é nenhuma novidade a importância da doação de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), mas, infelizmente, ainda há um déficit nos bancos de sangue do Estado. Para tentar contribuir com a ampliação do atendimento à população cearense, o Hemoce lançou, ontem (10), o Portal do Doador. Por meio da plataforma, a população cearense poderá ter acesso a diversos serviços, como agendar doações, verificar resultados de exames e emitir declarações.

A plataforma também possibilita que os doadores possam identificar o tipo sanguíneo, saber quantas vezes doou e verificar sua classificação nos programas de fidelidade "Doador Cinco Estrelas" e "Mega Star". Pelo portal, os voluntários podem, ainda, relatar experiências. Quem deseja colaborar terá, inclusive, uma nova alternativa. Hoje, o Hemoce abre mais um posto de coleta no Shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza.

Estas iniciativas contribuem para a ampliação do banco de sangue, mas é importante que cada um de nós também faça a sua parte. Se você se encaixa nos critérios para ser um doador, não deixe de agendar sua visita ao Hemoce.

Premiação

Nesta terça-feira (11), Dia do Estudante, será realizada a entrega do Prêmio Escola Nota Dez às escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2019. A premiação é uma realização do Governo do Estado no intuito de reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade e a continuidade desse trabalho nas séries seguintes. Devido ao decreto de isolamento social ainda em vigência, o evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais Facebook e Instagram.

Controle

Ao longo desta semana, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando ações de combate e prevenção à Leishmaniose, conhecida popularmente como calazar. As atividades serão realizadas em 23 bairros da Capital com o objetivo de conscientizar a população e identificar casos de calazar em animais. Além da busca ativa de casos de leishmaniose e testagem em praças, os Agentes de Endemias farão visitas domiciliares de conscientização. Serão realizadas ainda blitz educativas e vacinação antirrábica em animais.

Sustentabilidade

Durante esta semana, o Movimento Onda Limpa irá realizar a limpeza de praias cearenses que devem ser reabertas para receber visitantes. Entre os destinos turísticos estão Jericoacoara, Preá, Ilha de Guajiru e Icaraizinho de Amontada. O movimento está vinculado a Secretaria de Turismo do Ceará e é apoiado pelas prefeituras onde estão localizadas as praias. A ideia é que o projeto cresça e consiga contemplar todo o litoral do Ceará em 2021.

Olhar para o céu

Pelos próximos três dias será possível assistir à Chuva de Meteoros Perseidas no céu do Ceará. Os fragmentos são derivados do cometa Swift-Tuttle e começaram a ficar visíveis a partir de 1 hora da manhã de hoje (11) e seguem aparecendo até a madrugada da quinta-feira (13). A Perseidas é uma das chuvas com maior quantidade de fragmentos liberados: por hora, podem ser vistos até 100 pontos luminosos.

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?

Assuntos Relacionados