Comunicado: A diminuição da seca no Ceará em julho

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Quase 80% do território cearense estão em área sem seca, segundo o Monitor de Secas. Esta é a melhor condição do estado desde o início do monitoramento, em julho de 2014. A última atualização do Monitor de Secas aponta ainda que no Ceará não houve alteração no cenário de seca em julho em relação ao mês anterior, apesar de as chuvas registradas terem ficado ligeiramente acima da média no centro-norte do estado. O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Dezesseis unidades da federação são monitoradas pela ferramenta que ajuda, inclusive, na elaboração de políticas públicas voltadas para a questão.

Dengue

Segundo registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Online) foram notificados 11.169 prováveis casos de dengue em residentes de Fortaleza. Os dados são apenas de 2020. Desses, 51,3%, ou seja 5.734 casos, foram confirmados. Segundo o mapa epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a distribuição dos casos de dengue em Fortaleza concentra-se na Regional VI, com um total de 2.565 casos. O pico da doença, segundo o relatório, ocorreu entre março e começo de abril.

Informação

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) oferece orientações para quem ainda tem dúvidas sobre a amamentação. De janeiro a julho deste ano, o Banco de Leite Humano do HGF realizou 1.742 atendimento individuais, por telefone ou em visitas domiciliares. É possível entrar em contato com o serviço pelo telefone (85) 3101.3335, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Blitze

A Secretaria de Saúde do Estado tem realizado blitze educativas na Capital. Na quarta (19), foram visitados os terminais de ônibus do Siqueira, Parangaba e Papicu. A intenção era alertar os passageiros sobre a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção respiratória. Importante lembrar que nesta quinta (20) começa a aplicação de multas para quem não estiver usando a máscara, que tornou-se obrigatória em espaços públicos e privados do Ceará.

Workshop

O Centro Dragão do Mar promove o segundo workshop gratuito com a renomada curadora e pesquisadora de Artes Visuais Rosely Nakagawa. A convidada ministrará, nos dias 27 e 28 de agosto, das 18h às 19h30, o curso "Expografia como forma de interação com o público e o Museu".

Memória

Será transmitido nesta quinta-feira (20) o webinário Memória e Verdade, com participação de familiares de mortos e desaparecidos na ditadura militar. Parceria entre a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos e a Universidade Regional do Cariri (Urca), o evento ocorre nesta quinta a partir das 16 horas no canal do YouTube da Urca. O webinário acontece desde o último dia 10 de agosto e marca as atividades alusivas ao mês da promulgação da Lei da Anistia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.