Comunicado: A corrida por mesários no interior do Ceará

Escrito por Redação ,

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) está preocupado com a necessidade de reposição de mesários na eleição de novembro deste ano. Há várias semanas a Corte promove campanhas para estimular cidadãos a se colocarem à disposição para servir à Justiça Eleitoral nos dias da disputa municipal.

Com o cenário da pandemia da Covid-19, o TRE-CE quer criar um grupo de mesários substitutos para não correr riscos nos dias dos pleitos, em caso de adoecimento de quem já foi nomeado pelos juízes eleitorais. E a maior preocupação é no interior do Estado.

A coluna apurou que a situação de Fortaleza é considerada confortável do ponto de vista da quantidade dos voluntários, mas nos pequenos municípios a mobilização ainda precisa ser intensificada nos próximos dias para que a falta de mesários não prejudique o voto do eleitor. Os novos voluntários podem ser nomeados até o próximo dia 16.

Aulas online

Em comunicado, a Google informou que a ferramenta Meet, muito usada por professores nas aulas durante a pandemia, vai alterar o formato a partir do dia 1° de outubro. No plano gratuito, que é o utilizado pelas universidades públicas, haverá restrições, como limite de 100 pessoas nas reuniões online e as gravações das reuniões ficarão disponíveis durante um prazo máximo de 30 dias. Em um primeiro momento, houve preocupação por parte dos professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre a continuidade das aulas através do aplicativo. O sistema Solar, que também é usado na instituição, apresenta falhas regularmente e não se mostra tão popular entre os discentes.

Fiscalização

Apesar da lei aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) que multa cearenses que não utilizam a máscara como forma de proteção à propagação da Covid-19, na periferia da Capital é comum ver cidadãos sem o uso do equipamento. Se questionados, o argumento é uníssono: que não há fiscalização nas localidades. É preciso entender que a pandemia não acabou e não há remédio ou vacina contra o novo coronavírus.

Síndrome gripal

Quem apresentar sintomas de síndrome gripal durante o fim de semana deve procurar uma das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital. O atendimento é realizado todos os dias, 24h por dia. As unidades, localizadas nos bairros Vila Velha, Itaperi, Edson Queiroz, Jangurussu, Bom Jardim e Cristo Redentor, são voltadas ao atendimento adulto e pediátrico em casos de urgência e emergência. Evitar aglomeração e seguir as demais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) é a melhor solução para não enfrentar UPAs em plena pandemia.

Vacinação

A campanha de vacinação contra o sarampo em Fortaleza foi prorrogada até o dia 30 de setembro, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade. Foram vacinadas 43,3 mil pessoas desde a primeira fase da campanha, iniciada em outubro de 2019, que contemplou crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não tinham sido imunizadas ou que estavam com o esquema de vacinação incompleto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados