Com visitação gratuita, exposição Arte de Rua chega à última semana

A mostra reúne painéis elaborados de forma conjunta. Atenção aos protocolos de segurança foi um dos pilares do projeto.

Escrito por Projeto Arte de Rua - Mudando Vidas ,
Legenda: Para quem não possui carro, a organização disponibiliza veículos para a visita
Foto: Moisés Viana

Com 20 painéis produzidos em oficinas de grafite nos Cuca Jangurussu e Barra do Ceará, a exposição do projeto Arte de Rua - Mudando Vidas chega à sua última semana. Em formato drive-thru, inédito no Ceará, a mostra está localizada no estacionamento da Arena Castelão, de amanhã (21) até domingo (24), com visitação gratuita. Para quem não possui carro, a organização do evento disponibiliza veículos para visitação. É necessário realizar agendamento via formulário digital

Durante a concepção do projeto Arte de Rua, a segurança dos visitantes foi um dos pilares mais reforçados, com dois meses de elaboração de estratégias para garantir que todos os protocolos sejam atendidos. Conforme explica o comandante Sérgio Lepine, do Centro de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar, há planejamentos e ações distintas para quem chega a pé ou de carro. 

No caso dos visitantes a pé, é realizada uma triagem com aferição de temperatura e um questionário acerca de sintomas da Covid-19 nos últimos dias. Caso não seja detectada nenhuma alteração, a visita segue para uma área delimitada, onde o inscrito e acompanhantes irão esperar por um veículo conduzido por um membro da equipe do Arte de Rua. Por conta das normas de segurança, os vidros se mantêm abertos durante todo o trajeto. 

Ao final da visita, o veículo e as capas protetoras dos bancos passam por um processo de higienização, realizado por uma equipe especializada. “Essa capa é impermeável, não permite uma bactéria ficar dentro do tecido. Ela é retirada, descontaminada e reposta duas horas após o primeiro processo. Têm capas suficientes, material suficiente e esse zelo na descontaminação”, comenta Sérgio. 

No caso de quem vai em veículo particular, é realizada também a aferição da temperatura e em nenhum momento o condutor e passageiros descem do carro. Nessa modalidade, há a disponibilização de um vídeo que irá guiar o trajeto da exposição, para ser visualizado no smartphone. A saída ao final também é diferenciada em relação aos visitantes que vão a pé. 

Legenda: A higienização dos veículos do evento é feita após cada uso
Foto: Moisés Viana

Sérgio Lepine também reforça que todas medidas foram tomadas tendo como base os decretos de saúde. “A gente envolveu as portarias da Sesa (Secretaria da Saúde do Estado), como também a portaria municipal e todos os protocolos que envolvem os profissionais da área de saúde.”

Visitação 

Wendel Medeiros, professor de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), soube da exposição por meio das redes sociais. Por possuir afinidade com a área, o interesse foi imediato. O professor pontua que a proposta do projeto foi, também, um dos atrativos, por ser inusitada, e pela questão da segurança. O incentivo à arte local e a formação de novos talentos auxiliaram na decisão. “A arte está sendo democratizada num outro formato, um formato que começa a adentrar outros espaços da cidade, espaços que a gente poderia achar que era um espaço não-convencional.” 

“O formato em si, o fato de você não descer do carro, poderia ser algo incômodo, mas não, o distanciamento que é dado de um carro pro outro, o tempo, a ambiência, a parte sonora, porque quando você entra, não fica preso no carro, tem um DJ, tem uma sonoridade que dialoga com as obras que estão expostas. É criado todo um ambiente para te convidar a ter essa experiência de fruir obras de arte dentro do teu carro, sem aglomerar, respeitando todos os protocolos em relação a Covid-19”, comenta Wendel. O projeto é realizado pela TV Diário, com patrocínio da Assembleia Legislativa do Ceará. 

Serviço

Exposição “Arte de Rua - Mudando Vidas”
Local:
Estacionamento da Arena Castelão - Av. Alberto Craveiro, 2901
Data: 21 a 24/01
Horário: 13h às 20h45
Entrada gratuita
Inscrições via formulário on-line disponível aqui.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados