Com acumulado de 121,2 mm, Fortaleza amanhece com chuva e alagamentos; veja balanço do Ceará

Em todo o Estado, 133 municípios contabilizaram precipitações

Escrito por Redação, metro@svm.com.br

Metro
água
Legenda: Água da chuva invadiu residência no bairro José Walter
Foto: Halisson Ferreira

As chuvas que iniciaram ainda na noite anterior se estenderam até o início da manhã desta sexta-feira (26), em Fortaleza. Segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme),  atualizados às 9h10, a Capital registrou precipitações de 121,2 mm em 24 horas. 

Com as fortes chuvas, casas e vias registraram alagamentos. Na residência do gesseiro Fábio Cleiton, morador do bairro José Walter, a água chegou a alcançar o meio da perna. Ele conta que perdeu parte dos itens do imóvel após a chuva invadir os cômodos.

"Todo ano a gente passa esse perrengue, a água entra nas casas. O sofá está cheio de água, o armário que a gente ainda está pagando, a geladeira e o armário estão debaixo d'água", lamenta.

Chuva em Fortaleza
Legenda: Chuva alagou ruas no bairro Aerolândia
Foto: Halisson Ferreira/SVM

Um vídeo enviado ao Diário do Nordeste também mostra a água da chuva transbordando na Rua Francisco Glicério, no bairro Maraponga.

Já na Avenida Perimetral, no Henrique Jorge, uma árvore caiu e bloqueou o trânsito em parte da via.

De acordo com o técnico em Eletrônica Hercílio da Silva, o alagamento chegou a invadir algumas casas na região em que ele mora, no bairro Lagoa Redonda. Ele relata que perdeu quase todos os móveis em razão de alagamentos no ano passado. "Eu e todos os vizinhos aqui estamos sendo prejudicados e estamos ilhados, não podemos sair de casa", destaca.

Já no bairro Passaré, o atendente de telemarketing Rondinelle Moura afirma que o alagamento chegou a impossibilitar a locomoção de pessoas em pelo menos seis casas. 

Balanço pluviométrico

Ao todo, 133 municípios tiveram chuvas, tendo os maiores registros, segundo balanço às 9h10:

  • Granja: 121.8 mm
  • Fortaleza: 121.2 mm
  • Itarema : 109 mm
  • Horizonte: 106 mm
  • Pindoretama: 100 mm
  • Pacatuba: 98.4 mm
  • Guaiúba: 98 mm
  • Jaguaruana: 91 mm
  • Iguatu: 90 mm

A previsão para esta sexta-feira é de nebulosidade variável em todo o período com eventos de chuva pela madrugada e manhã. À tarde e à noite, chuva isolada.

 

Assuntos Relacionados