Cinquentenário é celebrado com exposição permanente

Cerca de 50 peças estão expostas, entre imagens das décadas de 1910 a 2000 e objetos arqueológicos encontrados nas ruínas do engenho que foi propriedade do Senador José Martiniano de Alencar, pai do escritor

Escrito por Redação ,

Foi inaugurada hoje a exposição "Casa de José de Alencar: há 50 anos patrimônio brasileiro", que celebra o cinquentenário do tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da casa onde nasceu, em 1829, e viveu até os nove anos de idade, o escritor cearense José de Alencar.  

A exposição permanente reúne cerca de 50 peças, entre imagens das décadas de 1910 a 2000 e objetos arqueológicos encontrados nas ruínas do engenho que foi propriedade do Senador José Martiniano de Alencar, pai do escritor. Há, também, louças, moedas e artefatos de ferro do início do século XIX.

O diretor da Casa de José de Alencar, Frederico Pontes, explica que a comemoração é uma oportunidade de conhecer a trajetória histórica da casa, através das fotos antigas e dos objetos arqueológicos. Entre as fotos expostas estão algumas da antiga casa grande; do antigo engenho (o primeiro movido a vapor do Ceará); da inauguração oficial do equipamento cultural em 1966, com a presença do Presidente Castelo Branco e do Reitor Antônio Martins Filho; e dos trabalhos arqueológicos realizados em 2000.

Frederico Pontes comenta, ainda, sobre a importância da data. "Com a exposição, as pessoas poderão compreender não somente a historia da casa, mas principalmente a importância de se preservar e valorizar o patrimonio historico brasileiro", explica.

A exposição integra a programação dos 60 anos da UFC, tem curadoria e organização da própria Casa de José de Alencar, com apoio do Memorial da UFC. A Casa de José de Alencar está localizada na Av. Washington Soares, 6055, em Messejana. Visitas ao acervo do equipamento podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h. O Acesso é gratuito. Outras informações são encontradas no site da CJA.

 

18º Pic-Nic Literário

O cinquentenário da Casa José de Alencar coincidiu com o 18ª Pic-Nic Literário, que tem como hábito reunir famílias nas manhãs  de domingo uma vez por mês e visa difundir o hábito da leitura nas novas gerações. Nesta edição, a programação infantil foi voltada para a celebração do Natal, com contação de historias, musical e presença do Papai Noel, entre outras atrações.

A organizadora do evento, Keynne Sampaio, explica que o momento é voltado para tirar um pouco as crianças de perto das tecnologias e viver um momento ao ar livre. "A gente tira um pouco da globalização para viver um momento em familia, onde as crianças podem subir nas árvores e ficar de pés no chão", destaca.

O diretor da Casa José de Alencar ressalta que o equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC) é extremamente agradavel e adequado para a realização desse tipo de atividade. "A gente tenta desenvolver o máximo de atividades culturais para fortalecer a presença da extensão da UFC em todas as áreas de Fortaleza. A gente vive numa sociedade muito atomizada, muito individualista, e a gente quer que essas novas gerações percebam a importância desse encontro", conclui.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.