Cinco maiores cidades da RMF tem queda de 2% na média diária de registros de casos de Covid-19

Maranguape e Pacatuba, ao contrário os outros três municípios, apresentaram aumento na média diária de diagnósticos

Escrito por Redação ,
Legenda: Mesmo apresentando queda em números de confirmações diárias de Covid-19, Caucaia ainda é o terceiro município com maior números de casos do novo coronavírus no Ceará, somando 3.744 casos confirmados e apresentando uma taxa de letalidade 7,6%.
Foto: Helene Santos / SVM

Dos 115 mil casos confirmados do novo coronavírus no Ceará, 10.737 estão nas cinco maiores cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Aquiraz no mês de maio chegaram a confirmar, em média, 160 casos do novo coronavírus por dia. Já no mês de junho, sofreu uma queda de 2% na média diária, alcançando 157,6 novos casos, por dia. Mesmo com a queda no número de diagnósticos por dia, na soma das cinco cidades, alguns dessas municipios apresentaram aumento. 

Caucaia, o municipio mais populoso da RMF, também apresenta a maior incidência de casos da Covid-19 na região. Em maio registrou 1.832 casos confirmados, chegando a média diária de cerca de 59 casos. Já em junho essa média sofreu queda de 20,1%, chegando a 47,1 casos por dia. Mesmo apresentando queda, Caucaia ainda é o terceiro município com maior números de casos do novo coronavírus no Ceará, apresentando 3.744 casos confirmados e 284 óbitos, com a taxa de letalidade 7,6%. 

O município de Maracanaú foi outro municipio que apresentou queda, mesmo que não tão acentuada. No mês de maio chegou a diagnosticar 56,4 casos por dia. Porém no mês de junho, teve queda de 2,3% diagnosticando cerca de 55  casos por dia. 

Já Aquiraz manteve-se estável entre os dois últimos meses. Com 680 casos confirmados e a taxa de letalidade mais baixa entre as cinco maiores cidades da RMF (3,5%), nos meses de maio e junho o município confirmou, em média, 9,6 casos da Covid-19, por dia.  

Aumento

No caminho contrário as outras cidades três cidades, estão Maranguape e Pacatuba, onde a média diária de confirmação de casos apresentou aumento, se comparado os dados de maio e junho. Maranguape, apresentou a mais preocupante salto, registrando aumento de 29,4%. O municipio que tem 1.561 casos confirmados, a média de diagnósticos no mês de maio foi de 19,6 casos por dia, já no mês de junho esse número saltou para cerca de 27,8 casos por dia. 

Em nota, a Prefeitura de Maranguape informou que "o número de casos confirmados do novo coronavírus no município é decorrente da grande quantidade de testagem" realizada na cidade. Segundo o Poder municipal, foram adquiridos mais de 15 mil testes rápidos (sorológicos) para detecção dos anticorpos contra a Covid-19 ". Além disso, "todos os postos de saúde estão realizando a testagem em massa, a maioria das pessoas testadas são assintomáticas", disse a Prefeitura.

Pacatuba, que apresenta 1.038 casos confirmados e 69 óbitos apenas no mês de maio, confirmou 479 casos, apresentando uma média de 15,4 casos por dia já no mês de junho. Esse número passou para 16 casos por dia, com 482 casos confirmados no mês.  

 

  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados