Cinco ciclofaixas de Fortaleza devem receber 3 mil árvores em projeto da Prefeitura

De agosto a dezembro, os corredores vão receber a cobertura vegetal ao longo de 19 km de malha cicloviária, enquanto área na Av. Francisco Sá vai ser transformada em novo parque

Escrito por Redação ,
Legenda: Imagem ilustrativa mostra como deve ficar cobertura vegetal ao longo da ciclofaixa da Av. Rogaciano Leite
Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta segunda-feira (3), detalhes do projeto Fortaleza Mais Verde, que vai plantar 3 mil árvores ao longo de cinco corredores cicloviários, além de construir pequenos parques urbanos em áreas verdes públicas da capital cearense. 

De agosto até dezembro, uma ciclofaixa por mês vai receber a cobertura vegetal ao longo de toda a sua extensão, totalizando 19 quilômetros de vias arborizadas. Cada corredor vai receber o nome de uma epécie de planta nativa predominante. Atualmente, Fortaleza possui 300 quilômetros de malha cicloviária.

A Prefeitura informou que as intevenções devem proporcionar maior conforto térmico para os ciclistas, ampliar cobertura vegetal das ruas de Fortaleza, além de criar identidade verde temática para corredores cicloviários.

Os cinco primeiros corredores a receber o projeto são os seguintes: 

  • Avenida Rogaciano Leite - Bairro Patriolino Ribeiro - (Ciclofaixa dos Oitis, em agosto)
  • Avenida Domingos Olímpio - Bairro José Bonifácio - (Ciclofaixa dos Ipês, em setembro)
  • Rua Urucutuba - Bairro Granja Lisboa - (Ciclofaixa das Aroeiras, em outubro)
  • Avenida Pres. Castelo Branco - Bairro Pirambu - (Ciclofaixa das Mungubas, em novembro)
  • Avenida Santos Dumont - Bairro Papicu - (Ciclofaxia das Sibipirunas, em dezembro)

Micro parques

A outra etapa do projeto Fortaleza Mais Verde inclui a construção de pequenos parques urbanos em áreas verdes públicas da capital cearense. Os espaços terão iluminação específica, hortas urbanas, áreas contemplativas, desportiva, infantil e paraciclos. 

O projeto piloto vai ser construído em uma área de 2 mil metros quadrados situada na Av. Francisco Sá. Espaços situados na Av. Mozar Lucena e na Av. José Jatahy serão os próximos a receber o projeto dos micro parques. As obras têm início em setembro e prazo de conclusão estimado para novembro deste ano.

O gerenciamento dos parques será feito pela Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor) em conjunto com a comunidade por meio de um conselho que vai engajar a população tanto na gestão como na proteção do novo espaço público. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados