Ciclofaixa de Lazer atrai grande público

Em sua 6ª edição, o projeto continua com grande movimento de ciclistas na cidade

Escrito por Redação ,

A Ciclofaixa de Lazer em Fortaleza, em sua 6ª edição realizada neste domingo (2), continua com grande movimento de ciclistas na cidade. O projeto funciona aos domingos das 7h às 13h e faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt).

A ação incentiva os cearenses à passearem de bicicleta pela cidade, se exercitando e tendo uma maior convivência urbana, com um trajeto que passa por vários pontos turístico da Capital, como o Parque do Cocó, Beira Mar, Mercado Central, Catedral de Fortaleza e o Passeio Público.

A fisioterapeuta Naíta Moreira, 32, foi à ciclofaixa pela primeira vez hoje. Ela alugou a bicicleta no ponto de apoio do Cocó e percorreu todo o trajeto disponível. Satisfeita com a experiência, ela pretende tornar o passeio aos domingos um hábito familiar. “Eu pretendo vir todo domingo e quero trazer no próximo a minha filha, porque tem a bicicleta de caderinha para alugar, para ela aproveitar o passeio”, afirmou. 

Nos dois pontos de apoio aos ciclistas, no Parque do Cocó e no Passeio Público, há serviços de aluguel de bicicletas, com o valor tabelado de R$20,00, com direito a três horas de uso do equipamento. 

Para garantir a segurança dos ciclistas e a organização do projeto, estão distribuídos, ao longo do trajeto, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), orientadores de tráfego do Via Livre, fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

Continuidade do projeto

O Paitt pretende abrir um edital de chamamento público para que uma empresa privada patrocine e dê continuidade a ação, porém a prefeitura manterá o projeto até sair a licitação. Quando ocorrer a troca de gestão da ciclofaixa serão criadas mais 2 rotas que também irão convergir para o Passeio Público. Não há data prevista para o edital.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.