Ceará registrou 52 novos casos de sarampo em outubro

Em 2014, até agora, foram diagnosticados 503 casos da doença no Ceará, que é o estado brasileiro com maior incidência da enfermidade

Escrito por Ranniery Melo ,

O Ceará notificou 52 novos casos de sarampo durante o mês de outubro, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta sexta-feira pela Secretaria de Saúde do Ceará. Foram diagnosticados 503 casos da doença, em comparação às 451 ocorrências descritas no dia 3 de outubro, no boletim anterior ao de hoje.

O Ceará é um dos três estados brasileiros com manifestação de sarampo, além de ser o de maior ocorrência da enfermidade. Até agora, Pernambuco apresentou 24 casos, enquanto São Paulo registrou 7 pessoas com sarampo.

Dos 63 municípios cearenses que notificaram casos suspeitos, 24 cidades tiveram confirmações, sendo Fortaleza a que teve um número maior de pacientes, com 167 casos. Em seguida houve forte incidência nos municípios de Massapê, com 127, Sobral, com 81 e Uruburetama, com 61.

Sintomas

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda grave, causada por vírus, transmissível e altamente contagiosa, afetando principalmente crianças. É transmitida por meio de secreções nasofaríngeas, expelidas por tosse, espirro, fala ou respiração.

Podem ser diagnosticados com sarampo pacientes que além de febre e exantema (erupções cutâneas), apresente um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza e conjuntivite.

Vacinação

Para tentar eliminar o vírus do sarampo e a erradicação da poliomielite no Brasil, o Ministério da Saúde dará início a Campanha Nacional de Vacinação no dia 8 de novembro. No Ceará, foram distribuídas mais de 833 mil doses da vacina. A expectativa é de que mais de 513 mil crianças sejam vacinadas. A imunização será aplicada em crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A meta é atingir 95% do público-alvo. No Ceará e em alguns municípios de Pernambuco, a vacinação foi antecipada para interromper a cadeia de transmissão do vírus.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.