Ceará registra 53 novos casos de dengue

Os casos estão em 25 municípios do Estado

Escrito por Redação ,
O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (6), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) foram confirmados 53 novos casos de dengue em 25 municípios do Ceará. Nenhum óbito foi registrado em 2015.
 
Desses 169 casos da doença quatro são de dengue com sinais de alarme (DCSA), na semana passada eram três, nos seguintes municípios: Aracati (1), Barbalha (2) e Fortaleza (1).
 
Com relação à febre Chikungunya, em todo o ano de 2014, o Ceará notificou 53 casos suspeitos, descartou 17 e seis foram confirmados, todos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, República Dominicana, Suriname e Taiti, registrados nos municípios de Fortaleza (4 casos), Brejo Santo (1) e Aracoiaba (1). 
 
Os principais vetores da febre Chikungunya são os mesmos da dengue – os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus – e os sintomas são muito parecidos, com febre, dores no corpo, dor de cabeça, vermelhidão no corpo, dores nas juntas (artralgia), náuseas e vômitos. A população brasileira é considerada vulnerável porque o vírus nunca circulou antes no país e ninguém tem imunidade.
 
Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e da febre Chinkungunya, é fundamental que as pessoas reforcem as ações para a eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’ água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.