Casos e mortes por Covid-19 em Fortaleza voltam a cair com maior velocidade nas duas últimas semanas

Informações são do boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde na noite desta sexta-feira

Escrito por Redação ,

Profissional de saúde prepara leito para receber paciente com Covid-19
Legenda: "Nossa capacidade de atendimento está precisando ser aumentada de forma geométrica", desabafou o gestor estadual da Saúde
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Fortaleza, epicentro da Covid-19 no Estado, apresentou aumento da velocidade de queda na média semanal de casos e mortes pelo novo coronavírus nas duas últimas semanas. No entanto, estes dados são preliminares e ainda muito sensíveis a mudanças devido à inserção de novas notificações no sistema, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (3).

A capital cearense concentra os maiores índices da doença, com 36.272 diagnósticos positivos e 3.356 mortes. Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizados às 17h55 desta sexta-feira, pela Secretária de Saúde.

Segundo o boletim, a queda acentuada e veloz da media diária semanal de casos foi observada, sobretudo, entre as semanas 20, quando houve 604 casos por dia e na semana 22, com 228 casos por dia. Uma diferença de 376 casos durante o período.

Entre as semanas 23, de 31 a 6 de junho, e na semana 24, de 7 a 13 de junho, houve uma desaceleração do fenômeno em relação as três anteriores, período considerado o segundo pico da doença no Estado. 

Já nas duas últimas semanas, de acordo com o documento, o declínio da média de casos semanais voltou a ser mais significativo, “embora ainda deva ser analisado com cautela, na medida que ainda é muito sujeito a mudanças por notificações mais recentes”. 

Em relação aos óbitos pelo novo coronavírus, a última semana, ainda vigente, apresenta aceleração da diminuição da média diária de fatalidades, em relação ao intervalo de sete dias anteriores. O boletim ressalta que este dado é preliminar e deve ser confirmado ao longo dos próximos dias. 


Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados