Casas de Cultura Estrangeira não abrirão seleção para novas turmas em 2020.2

Alunos que ficaram na categoria classificáveis na última seleção estão sendo chamados para o preenchimento de cerca de 136 vagas divulgadas até o momento.

Escrito por Redação ,
Legenda: A decisão de não realizar processo seletivo para turmas de 2020.2 foi tomada junto a Procuradoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em razão do cenário de pandemia.
Foto: Divulgação

Em razão da pandemia do novo coronavírus as Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC), não irão abrir processo seletivo para novas turmas de ingresso em semestre 2020.2. A decisão foi informada pela coordenação do equipamento na última terça-feira (20). Para o preenchimento de vagas nas turmas do segundo semestre deste ano foram convocados, via e-mail, aqueles candidatos que ficaram na categoria classificáveis na última seleção. 
 
Até o momento a convocação desses estudantes está sendo feita para preenchimento de 136 vagas disponibilizadas para as Casas de Cultura Britânica, Italiana e Portuguesa. Quanto às Casas de Cultura Alemã e Francesa, diferente das mencionadas anteriormente, não receberão novos alunos este semestre, apenas abrirão novas classes para “atender os alunos que aderiram ao procedimento de supressão de matrícula disposto pelo Plano Pedagógico de Emergência (PPE), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)”, destaca em nota. Já a Hispânica, divulgará as datas de chamada dos classificáveis para os próximos dias.
 
De acordo com a professora Márcia Gradvohl, coordenadora-geral da Casas de Cultura Estrangeira, a decisão de não promover um processo seletivo foi tomada junto à Procuradoria da UFC. "Nós decidimos baseados em consulta à Procuradoria da UFC. Ficamos ansiosos por essa resposta, pois não queríamos deixar de ofertar vagas para a comunidade. Sabemos como essas vagas são esperadas e a importância da oferta, especialmente em um momento tão delicado", pontua.

Vagas

A Casa de Cultura Britânica foi a que disponibilizou mais vagas (75), onde as 66 destinadas ao público geral já foram preenchidas. A outras nove, destinadas a estudantes estrangeiros da UFC e servidores, ocorrerá chamamento geral presencialmente, no próximo sábado (26), no Bosque Moreira Campos, localizado na área 1 do Centro de Humanidades. “Em ambos os casos, para ter acesso ao local, o interessado deve utilizar máscara de proteção e portar uma caneta individual para assinar a lista, caso seja chamado”, destaca a universidade.  

Para a Casa de Cultura Portuguesa foram disponibilizadas 51 vagas. Já para a Casa de Cultura Italiana, o número foi bem menor, 10 vagas.

Aulas remotas  

A Universidade Federal do Ceará prorrogou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais pelo menos até o próximo domingo (25). Aulas presenciais continuam suspensas em todo o campi. No caso das Casas de Cultura, que fazem parte da UFC, as aulas permanecem remotas, como estão desde julho de 2020. 
 
 
 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados