Casa Terapêutica São Padre Pio abre oito vagas para tratamento de jovens com dependência química

Podem ser beneficiados jovens do sexo masculino, com idade de 16 a 21 anos. O atendimento é gratuito

Escrito por Redação ,
Foto Casa Terapêutica São Padre Pio
Legenda: A Casa Terapêutica São Padre Pio fica localizada no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza
Foto: Arquivo pessoal

A Casa Terapêutica São Padre Pio, localizada no Eusébio, que faz parte do Projeto Shalom Amigo dos Pobres, abriu 8 vagas para jovens do sexo masculino em situação de dependência química, com idade de 16 a 21 anos. O local tem a missão de acolher em modelo residencial e dar assistência aos escolhidos para que possam reconstruir suas vidas sem a influência das drogas. O atendimento é gratuito

Os jovens moram na casa por seis meses, podendo ficar mais tempo caso necessário. O trabalho, que já recuperou a vida de centenas de pessoas, promove um processo de autoconhecimento com o auxílio de uma equipe de psicólogos, assistente social e voluntários, com base em atividades coletivas, oficinas, grupos terapêuticos, momentos de espiritualidade, lazer, esporte e cursos profissionalizantes. 

“Ela tem por intuito tratar esses jovens da dependência química de forma integral: biológica, social, psíquica e espiritual. A proposta terapêutica tem o objetivo de promover mudanças individuais, de estilo de vida e o retorno da vida familiar e comunitária”, explica o coordenador Adalberto Souto, secretário de Promoção Humana da Missão de Fortaleza. 

Segundo a assistente social e coordenadora da casa, Suerllen Câmara, a rotina é voltada para a reinserção social dos jovens. “Eles vão conseguindo trabalhar a ansiedade e os gatilhos que os fazem usar as substâncias. Trabalhamos também o vínculo familiar que, às vezes, está bem desgastado, sem falar na parte de cuidados médicos”, detalha. 

Mateus Lima, 21, passou 1 ano e 7 meses na Casa Terapêutica São Padre Pio e conta que demorou a se adaptar à programação diária. “O começo foi muito difícil. Acordar cedo, ir para os grupos terapêuticos. Depois eu fui despertando porque era a minha oportunidade de viver de novo. Com o tempo foi se tornando mais fácil e eu estive muito presente nas regras da casa”, disse. Sobre os projetos que mais gostou de participar, ele cita o grupo Prevenção de Recaída e Os Dozes Passos. 

Atualmente, Mateus trabalha em um dos projetos do Shalom e reforça que inseriu os aprendizados em sua vida. “Minha dignidade foi restaurada. A confiança em mim mesmo foi reconstruída porque eu não tinha nenhuma perspectiva de vida”, ressalta.  

Cadastro  

A capacidade de atendimento da Casa Terapêutica São Padre Pio é de até 20 pessoas. O jovem interessado precisa entrar em contato pelos telefones (85) 99752.7367 ou (85) 99158.2650 ou pelo e-mail casapadrepio@comshalom.org e agendar a data para realização de uma triagem, que é feita pela própria Comunidade Shalom. 

A escolha dos beneficiados, conforme a coordenadora, “é feita com a equipe multidisciplinar. Vemos o perfil dos jovens e a forma de uso das substâncias”. A partir disso, caso o candidato se encaixe no perfil de tratamento da Casa, é dado o início a papelada e aos laudos médicos. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados