Capacitação a distância: Unifametro oferece graduações completamente online

As inscrições ao processo seletivo para os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo estão abertas. Tudo é feito de forma virtual.

unifametro
Legenda: As inscrições para os cursos na modalidade EAD da Unifametro já estão abertas para o próximo semestre, que terá início em 3 de agosto.
Foto: Divulgação

Apesar dos desafios impostos pela pandemia de covid-19, alternativas têm surgido em todas as áreas. No ensino superior, uma das opções é realizar cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), seara em que a Unifametro acumula experiência desde 2014, quando começou a ofertar as primeiras disciplinas semipresenciais.

Hoje, o Centro Universitário Fametro dispõe de 11 formações 100% digital, entre cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. “A modalidade EAD já contribui e continuará a contribuir muito à formação de vários profissionais no Brasil e no mundo. Nesse grave momento de pandemia, cujos efeitos ainda não se pode prever com certeza, o ensino a distância se apresenta como um recurso valioso e imprescindível à manutenção da oferta de uma educação de qualidade”, ressalta Denise Maciel, reitora do Centro Universitário Fametro.

Ela expõe que a modalidade EAD garante às pessoas o acesso à educação e à formação, independente de raça, sexo, onde essas pessoas moram, como vivem, se podem se deslocar até as instituições de ensino ou não. “Isso é muito importante para um país como o Brasil, que enfrenta grandes desafios no seu processo de desenvolvimento”, analisa a reitora. 

Flexibilidade 
Dentre as vantagens dessa modalidade aos estudantes, a reitora aponta a boa relação custo-benefício e a flexibilização de horários, o que amplia a comodidade e o potencial de desenvolvimento do aluno, que pode estudar nos horários preferidos dele. “Ele pode assistir às aulas, realizar atividades, contribuir com colegas, esclarecer dúvidas e consultar materiais de estudo em qualquer horário e lugar, possuindo a mesma qualidade da modalidade presencial.  A Unifametro dedica à modalidade EAD o mesmo cuidado e a mesma atenção dedicados aos nossos cursos de ensino presencial, que são muito bem avaliados pelo MEC (Ministério da Educação)”, pontua a gestora.

Para isso, os discentes das capacitações EAD contam com acompanhamento acadêmico que pode acontecer tanto por meio de protocolos presenciais como a distância. No primeiro caso, os estudantes deverão agendar com o Setor de Atendimento e Tutoria em EAD para organizar os encontros individuais ou em grupos. Já o atendimento a distância, pode ser feito por telefone ou por meio das ferramentas virtuais online, como chat, fórum, e-mail e, em alguns casos, pela webconferência. 

Funcionamento 
A Unifametro tem uma plataforma virtual de ensino pela qual o aluno acompanha as aulas e recebe todo o material de estudo. As aulas ficam disponíveis no sistema EAD dentro de um prazo para que o discente possa organizar as próprias atividades e acompanhar as disciplinas sem problemas.

“Os cursos apresentam currículos inovadores, com matriz curricular baseada em competências. O nosso modelo é dividido em ciclos, e cada ciclo dividido em módulos. O aluno cumpre uma sequência de disciplinas de 15, 30, 45 ou 60 horas que fazem parte de eixos, tais como: Específico, Comunicação e Tecnologia, Ciência e Gestão, Profissional e Sociocultural - para os cursos de bacharelado e tecnólogo. Nas licenciaturas, há ainda os eixos Ensino e Aprendizagem e Política e Gestão”, explica a reitora.

Ela ratifica que as disciplinas priorizam o desenvolvimento de habilidades como inovação, pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade, resolução de problemas, sociabilidade, comunicação, sustentabilidade e colaboração. Sem falar que a modalidade EAD exige dos estudantes o desenvolvimento de habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, a exemplo de autonomia, organização e proatividade, frisa Denise Maciel.

Os docentes e tutores, por sua vez, têm disponibilidade de apoiar os alunos tanto no ambiente virtual de aprendizagem como no desenvolvimento das atividades práticas presenciais programadas, em laboratório de informática da instituição, sem ônus algum ao estudante. Para tanto, os docentes têm carga horária destinada ao atendimento dos discentes e dos tutores, seja presencial ou virtualmente, de acordo com a carga horária de cada disciplina.

Inscrições 
As inscrições para os cursos na modalidade EAD já estão abertas para o próximo semestre, que terá início em 3 de agosto. Basta acessar o site da Unifametro e conferir todas as informações para realizar a inscrição no processo seletivo. É possível ingressar usando a nota do Enem ou por meio de prova de vestibular. Esta é 100% digital, e o candidato que escolhe a data, a hora e o local. Basta ter um computador com acesso à internet. 

Oportunidade 
“Hoje, cada vez mais, busca-se a profissionalização por meio de um curso de graduação, seja na modalidade presencial ou a distância. Os cursos da Unifametro EAD possuem a mesma qualidade da modalidade presencial. A diferença é que a sala de aula física é substituída pelo ambiente virtual de aprendizagem”, sinaliza a reitora.

Ela acrescenta que o Centro Universitário Fametro é credenciado pelo MEC com nota 5 para ofertar cursos superiores a distância e que o diploma EAD tem o mesmo valor acadêmico que o presencial. “Tem o mesmo valor e dá os mesmos direitos, como prestar concursos para ensino superior”, indica a gestora.

“Durante este período [de pandemia], estamos dando continuidade ao nosso programa de investimento em tecnologia para oferecermos um ensino de qualidade nas nossas plataformas virtuais. Entendemos que essa é uma tendência irreversível e que abre um amplo leque de oportunidades de formação”, avalia Denise Maciel.

Cursos EAD disponíveis 
Administração (bacharelado): 4 anos  

Ciências contábeis (bacharelado): 4 anos  

Gestão comercial (tecnólogo): 2 anos   

Gestão da qualidade (tecnólogo): 2 anos   

Gestão de recursos humanos (tecnólogo): 2 anos  

Gestão hospitalar (tecnólogo): 3 anos   

Gestão pública (tecnólogo): 2 anos   

Letras (língua portuguesa) (licenciatura): 4 anos  

Logística (tecnólogo): 2 anos   

Pedagogia (licenciatura): 4 anos  

Processos gerenciais (tecnólogo): 2 anos  

  

Serviço 
Processo seletivo para graduações EAD na Unifametro
Inscrição: www.unifametro.edu.br 
Início das aulas: 3 de agosto de 2020

rodape