Caiaque fica à deriva com dois homens na orla de Fortaleza; resgate é feito com ajuda de helicóptero

Os dois foram localizados a três quilômetros de distância da faixa de areia

Escrito por Redação ,

Dois homens ficaram à deriva em um caiaque na orla de Fortaleza e foram resgatados após entrar em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por celular, na noite deste domingo (26).

Os dois foram localizados a três quilômetros de distância da faixa de areia, depois do canal por onde os navios chegam ao cais do porto, informou a Secretaria da Segurança e Defesa Social do Ceará (SSPDS).  

Não foram repassadas informações sobre o estado de saúde dos homens.

A Ciops acionou a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo, que realizou buscas na zona que vai do Mercado dos Peixes, no Mucuripe, até a Praia do Náutico, contando com informações repassadas pelas vítimas, que conseguiram manter contato via celular.

Helicópero e infravermelho

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi utilizada para o resgate, com uso do farol e de uma câmera com infravermelho. Os homens mantiveram contato com o comandante da aeronave para passar a localização.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Capitania dos Portos do Ceará da Marinha do Brasil também participaram das buscas. 

“Como utilizamos o farol do helicóptero, as vítimas foram indicando se a luz estava à direita ou à esquerda, e também com o apoio da nossa câmera, nós conseguimos localizar o caiaque”, explicou o capitão da PMCE Elton Oliveira. 

A orientação do Corpo de Bombeiros é para que os banhistas não se afastem da faixa de areia, especialmente se não souberem nadar. Reginaldo Lopes, subtenente do Corpo de Bombeiros que atuou como fiscal de praia durante as buscas ocorridas neste domingo, explica que os ventos e correnteza fortes dificultam o retorno à praia. 

O Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193 da Ciops. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados