Bloqueios de trânsito para o pré-Carnaval começam nesta sexta-feira (24)

O plano operacional da Prefeitura inclui a circulação de ônibus extras, e mudanças no esquema de segurança

Legenda: Durante os dias de evento, a orientação do trânsito nos polos carnavalescos ficará a cargo de 162 agentes e operadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC)
Foto: Foto: Helene Santos

A programação do Pré-Carnaval 2020 em Fortaleza terá início nesta sexta-feira (24), e segue até o dia 16 de fevereiro. No mesmo periodo, serão conduzidas mudanças no sistema público de transporte, trânsito e esquema de segurança.  

O plano operacional foi divulgado pela Prefeitura na manhã desta terça-feira (21), em coletiva de imprensa. Durante os dias de evento, a orientação do trânsito nos polos carnavalescos ficará a cargo de 162 agentes e operadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), responsáveis por controlar a circulação no entorno dos principais eventos, coibindo o estacionamento irregular e efetuando bloqueios provisórios.  

> De Getúlio Abelha a Selvagens: veja programação completa do pré-carnaval de Fortaleza

> Como equilibrar gastos e curtir o Pré-Carnaval sem prejuízo

> Blocos de Carnaval fazem ações para arrecadar dinheiro

> 56 blocos de rua são contemplados com apoio da Prefeitura de Fortaleza no Ciclo Carnavalesco 2020

A Avenida Historiador Raimundo Girão, na Praia de Iracema, ficará bloqueada entre a Av. Barão de Studart e Rua Ildefonso Albano. Já a Av. Beira-Mar será interditada entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. Os bloqueios devem ser iniciados às 14h.  

O cruzamento da Rua João Cordeiro com Rua Tenente Benévolo também será bloqueado para facilitar o acesso do bloco que sai da Mocinha, e se dispersa no Aterrinho.  

Para quem trafega no sentido Aldeota/Centro pela Av. Historiador Raimundo Girão, a opção de desvio é entrar à esquerda na Av. Barão de Studart e à direita na Rua Dep. Moreira da Rocha. Quem vem no sentido Centro/Aldeota deve dobrar à direita na Rua Ildefonso Albano, e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa.  

Durante a passagem dos blocos, agentes da AMC efetuarão o bloqueio temporário dos cruzamentos da Rua João Cordeiro com as vias Tenente Benévolo, Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão.  

Para acessar as áreas interditadas, moradores e hóspedes dos hotéis situados nos trechos dos desfiles deverão apresentar comprovante de endereço aos agentes de trânsito nos postos de bloqueio. Veículos transportando passageiros com necessidades especiais terão acesso permitido para desembarque.  

A partir de 7h, no entorno do Mercado dos Pinhões, a Rua Visconde de Pelotas ficará bloqueada entre as vias Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo. Já na Praça do Ferreira, será feito um bloqueio no cruzamento das ruas Major Facundo com São Paulo e Floriano Peixoto com Pedro Borges, a partir de 16h.  

No bairro Benfica, a partir das 13h, acontecerá o isolamento da Praça João Gentil e bloqueios das ruas Waldery Ochôa e João Gentil - entre a Avenida 13 de Maio e a Rua Paulino Nogueira - e também da Rua Paulino Nogueira, entre as ruas Marechal Deodoro e Waldery Uchôa.  

No Raimundo dos Queijos, a Rua General Bezerril será bloqueada a partir da Rua Castro e Silva, às 8h. Em outros blocos espalhados pela cidade, acontecerá o monitoramento por meio de rotas volantes. As intervenções nestes outros locais também terão início às 6h.  

Transporte

Ao todo, 15 ônibus extras serão disponibilizados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), no Aterrinho da Praia de Iracema. Os veículos começarão a circular às 15h, e continuarão até o fim do evento, a cada dia.   

As Linhas Especiais que seguem direto dos terminais para o Aterro da Praia de Iracema são: 903 – Antônio Bezerra / Aterro Praia de Iracema; 931 – Parangaba / Aterro Praia de Iracema; 935 –Messejana / Aterro Praia de Iracema; 937 – Papicu / Aterro Praia de Iracema; e 938 – Siqueira/ Aterro Praia de Iracema.  

Ações  

A segurança do evento será feita por 808 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), distribuídos nos principais pontos de festas do período. O trabalho dos guardas municipais será de apoio às ações de fiscalização da Prefeitura, por parte da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), além do patrulhamento nas ruas e nas paradas de ônibus.  

Conforme o plano operacional, a cobertura está prevista para os seguintes locais: Praça do Ferreira, no Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Benfica, Polo dos Queijos e Horto Florestal Municipal. A fiscalização do comércio ambulante, da poluição sonora e do uso do espaço público sem autorização será responsabilidade do Agefis, com efetivo de dois coordenadores, cinco fiscais e 20 auxiliares, por dia e por polo.  

Cerca de 500 vendedores ambulantes já foram cadastrados para atuar nas quatro regionais que participarão do evento. Desse total, 30 vão trabalhar no Pré-Carnaval do Mercado da Aerolândia, e outras 30 vagas foram preenchidas por comerciantes que atuarão nas festas do Mercado dos Pinhões e das Praças Cristo Redentor e do Ferreira. O Pré-Carnaval do bairro Benfica, que acontece na Praça da Gentilândia, contará com 40 barracas, 30 vendedores itinerantes e quatro food trucks.  



Redação 05 de Agosto de 2020