Beato José Lourenço receberá título de cidadão

Escrito por Redação ,
Legenda: A comissão que articula a concessão do título é composta por parlamentares e estudiosos do tema
Foto: Gustavo Pellizon
A concessão do título honorário de Cidadão Cearense ao paraibano Beato José Lourenço (in memoriam), líder do movimento religioso Caldeirão, que aconteceu na primeira metade do Século XX, no município do Crato, na Região do Cariri, está sendo articulada por uma comissão composta por deputados, vereadores, estudiosos sobre o assunto e professores, que se reuniram ontem para discutir o tema.

O requerimento da Assembléia Legislativa, de autoria da deputada estadual Íris Tavares e subescrito por outros deputados, ganhou reforço também na Câmara Municipal, através de um outro requerimento da Comissão de Direitos Humanos da casa.

Conforme o presidente da Comissão, vereador Durval Ferraz, essa iniciativa visa resgatar a história e também reconhecer o Beato José Lourenço e seu legado histórico. Além de provocar a discussão sobre o fenômeno Caldeirão em escolas, universidades e com a sociedade civil em geral, a iniciativa objetiva também fazer com que a Igreja Católica, que na época, reprimiu fortemente o movimento, conceda o perdão público ao beato.

Uma das atividade da comissão é reunir materiais sobre o beato e o Caldeirão. Os interessados podem ligar para 277.2644.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.