Barra do Ceará tem maior número de óbitos e Meireles a maior quantidade de casos de Covid-19

Dados são do boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal de Saúde

A Barra do Ceará registrou o maior número de mortes de residentes e o Meireles tem a maior quantidade de contaminados por Covid-19, em Fortaleza, segundo o boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O documento foi divulgado na noite desta sexta-feira (5). Todos os 121 bairros do município tem casos da doença e atualmente apenas o bairro De Lourdes não teve óbitos causados pelo novo coronavírus.

Fortaleza contabiliza a maior quantidade de casos e mortes por Covid-19 no Estado, com 27.074 pessoas positivadas e 2.453 mortes. O dado é da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h11 desta sexta (5).

Na Barra do Ceará, 100 pessoas morreram e 636 deram positivo para a Covid-19. De acordo com o Boletim, a grande maioria das mortes na cidade ocorreu entre moradores de bairros de baixo e muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Ainda segundo o documento, o maior número de casos estão entre o bairros com muito alto IDH, como o Meireles, que registrou 1.075 contaminados e 47 mortes pelo novo coronavírus. A característica seria reflexo ainda do início da epidemia. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

 

Reabertura na fase 1

O plano de reabertura econômica do Governo do Estado não deve flexibilizar o isolamento social em todo o Ceará. Com a fase de transição em andamento, e a etapa 1 de reabertura prevista para segunda (8), o titular da Pasta explicou que as regras serão diferentes de acordo com a incidência da Covid-19 na região.

A decisão sobre o avanço do plano de reabertura da economia cearense deverá ser anunciada até o próximo sábado (6), segundo o governador Camilo Santana (PT). O Ceará iniciou a fase de transição segunda passada (1º). Em Acaraú, Camocim, Itapipoca, Itarema, Maracanaú e Sobral, no entanto, foi instaurado lockdown para conter a propagação do novo coronavírus.


Categorias Relacionadas